Veja 4 novas regras de trânsito que talvez você desconheça

Estas 4 novas regras de trânsito já entraram em vigor, mas ainda são desconhecidas por muitos motoristas. Confira as definições e o que muda com sua oficialização.

Nos últimos anos, a legislação de trânsito passou por algumas mudanças, e mesmo que certas alterações sejam consideravelmente recentes, as medidas seguem sendo ignoradas por alguns motoristas. Para evitar maiores problemas, é importante que todos se atentem às novas regras de trânsito que talvez não sejam do conhecimento dos motoristas.

Para começar o ano sem correr riscos de levar multa por desrespeitar as regras sem nem mesmo entender o motivo, confira abaixo quatro novas regras de trânsito que talvez você desconheça.

4 novas regras de trânsito no país

1. Uso do capacete

Os motociclistas devem se atentar às normas de trânsito atualizadas recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Resolução 940/22, possui sete artigos que definem as novas regras quanto ao uso de capacete em viagens de moto.

Com base no texto, a principal mudança determinada pelo conselho é o certificado deste acessório; a partir de agora, todos os capacetes motociclísticos devem ter a aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Junto disso, é preciso se atentar a outras normas importantes. Por exemplo, os capacetes devem ter elementos retrorreflexivos nas laterais e na traseira, e o motorista e condutor devem estar com ele fixado na cabeça, preso pelo engate e cinta jugular. Durante a noite, é preciso usar viseira translúcida, sendo proibido o uso de película sobre a viseira ou óculos de proteção.

2. Farol baixo

Há algum tempo, era obrigatório que motoristas acendessem os faróis baixos durante o dia em rodovias do país. Contudo, com a mudança na legislação do farol, agora nem sempre é preciso acioná-lo neste período.

A Lei 14.071/2020 passou por algumas alterações, e desde então, o uso do farol baixo durante o dia não é mais obrigatório em pista dupla. Em pistas simples, fora de perímetros urbanos, só é necessário acioná-lo se os veículos não tiverem a DRL, a chamada luz de condução diurna.

3. Semáforo vermelho

A nova regra do semáforo vermelho também foi criada pela Lei 14.071/2020. A alteração entrou em vigor no dia 12 de abril de 2021. De acordo com o decreto, fica livre o movimento de conversão à direita diante do sinal vermelho do semáforo, desde que haja sinalização indicativa que permita a conversão. Assim, condutores podem virar à direita, mesmo que o sinal esteja fechado.

Contudo, como informado na lei, é necessário que o semáforo tenha uma placa informando “livre à direita”. Do contrário, a manobra segue sendo proibida. Esta mudança já vigora em todo o território nacional, mas mesmo assim, apenas alguns municípios já passaram a realizar esta sinalização. Igualmente, vários motoristas seguem desrespeitando a indicação.

Assim, pela falta de conhecimento, vários condutores ainda param na faixa da direita quando o sinal está fechado, o que impede outras pessoas de virarem na esquina.

Este texto também determina que os motoristas devem respeitar o direito de preferência dos pedestres. Mesmo que a liberação à direita exista, é crucial parar o carro caso haja pedestres atravessando a faixa.

4. Bolhas no Insufilm

O Contran também estabeleceu há pouco tempo novas regras quanto ao uso de insufilm nos veículos, processo que é fruto da Resolução nº 960/2022. Por meio deste decreto, torna-se terminantemente proibido transitar com bolhas de ar nas películas em determinadas áreas de visão do condutor, e áreas indispensáveis à dirigibilidade dos carros.

Estas são o para-brisa e os vidros laterais dianteiros. Neste caso, as áreas dos vidros laterais traseiros não estão incluídos nesta regra, bem como os laterais. Para isso, porém, é necessário que o veículo tenha retrovisores externos.

A não adequação a esta regra resulta em uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Igualmente, o carro será retido para a devida regularização.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.