Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

O drama tem início toda vez em que é preciso cortar cebola. Os olhos começam a arder e se enchem de lágrimas. Isso porque a cebola é responsável por liberar enzimas que, quando entram em contato com outras células, acabam liberando o gás sulfóxido de tiopropanal.

Esse gás é o responsável pela irritação dos olhos, entretanto existem alguns truques infalíveis ao cortar a cebola, pois eles inibem a presença do gás e das lágrimas. Alguns funcionam melhor do que outros e cabe ao cozinheiro fazer o teste para ver qual é a melhor solução.

Acompanhe o artigo a seguir e saiba realmente o que fazer para amenizar os impactos da cebola nos olhos. Nós do Concursos no Brasil listamos três truques infalíveis para cortar a cebola sem chorar.

3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

O que provoca as lágrimas enquanto estamos cortando a cebola é a presença do gás sulfóxido de tiopropanal. Dessa forma, quando o vegetal é cortado, a enzima e os compostos interagem e formam o famoso gás que deixa cozinheiros chorando.

Entretanto, existem alguns truques que possibilitam amenizar essa sensação. Confira aqui três truques infalíveis para cortar a cebola sem chorar:

1 – Use sempre facas afiadas para cortar a cebola

O primeiro truque infalível para cortar a cebola sem chorar consiste em usar facas afiadas para cortar o alimento. A explicação é a seguinte: quando a faca não está amolada, ela acaba esmagando as camadas da cebola, o que facilita e potencializa a liberação do gás que faz os olhos se encherem de lágrimas.

Portanto, antes de cortar a cebola, confira a afiação da faca. E, se necessário também, invista em bons afiadores de facas e mantenha todas elas sempre prontas para descascarem cebolas de forma mais aliviante.

2 – Coloque a cebola no congelador antes de cortá-la

Outro truque simples e infalível para cortar cebolas sem chorar é colocá-las no congelador antes de cortar. Nesse sentido, procure deixar o vegetal no congelador por cerca de 10 ou 15 minutos para que ela fique mais dura.

A consistência da cebola faz com que as enzimas que proporcionam a reação, quando em contato com outros compostos que soltam da cebola e formam o gás responsável por todo o choro fiquem compactadas e não produzam nenhuma substância que irá atrapalhar.

Nesse sentido, vale a pena também usar muita água para cortar a cebola. Mantenha as mãos molhadas, mantenha a cebola também encharcada ou tente até picar a cebola embaixo da água, em uma vasilha própria. Os gases da cebola reagem com as moléculas da água e o ácido se manifesta antes de chegar aos olhos.

3 – Deixe um ventilador ligado enquanto corta a cebola

O último truque infalível para cortar cebolas sem chorar é colocar um ventilador na altura da barriga enquanto o vegetal é picado. O vento desempenha o papel de afastar as enzimas, evitando que elas cheguem aos olhos e causem o choro.

Entretanto, é necessário prestar atenção na higiene do ventilador. Certifique-se de que o aparelho esteva bem limpo, sem nenhuma poeira aparente. Dessa forma evita-se que as partículas de sujeira entre em contato com a comida.

Leia também

você pode gostar também

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.