Use com mais frequência: 19 palavras que enriquecem a sua redação

Uma redação bem escrita apresenta, necessariamente, uma boa construção de ideias. Leia e descubra algumas palavras para melhorar as suas dissertações.

A redação é tida como o processo de escrever um texto, isto é, de se estruturar um discurso por meio da escrita. Para que a dissertação passe a mensagem desejada é necessário que ela contenha os elementos e normas gramaticais fundamentais para a construção do sentido do texto.

Desse modo, é importante fazer o uso correto de conectivos para garantir que exista coesão entre as informações apresentadas. A redação está sempre presente em vários concursos públicos e vestibulares, assim é fundamental saber escrevê-la corretamente e de forma coerente.

Os conectivos são responsáveis pela coesão presente no texto, e é por meio deles que o leitor compreende o sentido do texto elaborado. Diante disso, eles são um ponto muito importante em qualquer produção textual.

Para que serve a redação?

A redação dissertativa-argumentativa serve para defender um ponto de vista. Dessa maneira, ao redigi-la, você pode apresentar tanto um lado positivo quanto um lado negativo do tema proposto, além de argumentar e se posicionar sobre o que você acredita da maneira adequada.

É importante deixar claro que, a redação dentro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, é uma parte essencial da prova. Isso porque, ela possui um alto valor de avaliação chegando a 1000 pontos no total.

Em suma, é a partir da redação que a banca avaliadora tanto do Enem quanto de concursos analisa a compreensão dos candidatos na escrita e suas habilidades de utilizar a língua portuguesa para argumentar. Assim, para enriquecer o seu texto e tirar maiores notas, é essencial utilizar as melhores palavras em sua redação.

Veja a seguir qual a estrutura mais cobrada da redação e a lista com 19 palavras que você pode utilizar para enriquecê-la.

Qual o modelo mais utilizado como estrutura da redação?

A estrutura da redação mais usada em concursos e no Enem é a seguinte:

Introdução

Nela, constam a apresentação da tese do texto, isto é, expõe a ideia central que será defendida ao longo do desenvolvimento. A introdução da redação é uma parte que deve ser bem trabalhada, pois nela se encontram as primeiras ideias do texto, que devem deixar o leitor curioso.

Por isso, ao iniciar o texto é importante começar definindo um conceito de acordo com uma pessoa ou autor importante; trazer dados ou descobertas de uma pesquisa; relacionar duas ou mais ideias; entre outras técnicas.

Desenvolvimento

Durante os parágrafos de desenvolvimento, são explicadas as ideias centrais e a tese do texto defendendo uma posição. São utilizadas informações atuais e mencionados eventos que apoiam o ponto de vista defendido.

Ainda nessa parte e em toda a redação, é importante usar palavras de transição para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos. O que, além de melhorar a experiência do leitor e demonstrar um rico conhecimento sobre a língua portuguesa, torna o texto bem mais claro. 

Conclusão

Trata-se do encerramento das ideias do texto e oferecimento de soluções. Vale destacar que, a redação dissertativo-argumentativa, que traz o texto dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, é escrita de forma impessoal, sem usar “eu” ou “nós”. Além disso, também não utiliza os verbos conjugados nessas pessoas.

19 palavras para enriquecer a sua redação

  1. Primeiramente: demonstra relevância e prioridade. Essa palavra pode ser utilizada na introdução da redação.
  2. Resumidamente: é uma palavra de transição que demonstra a ideia de um resumo e uma conclusão do assunto discutido no texto.
  3. Constantemente: demonstra uma frequência do assunto tratado na redação.
  4. Conforme: é uma palavra de transição que demonstra conformidade com outra ideia do texto.
  5. Atualmente: demonstra o tempo referido no texto.
  6. Igualmente: demonstra similaridade de ideias com o assunto tratado na redação.
  7. Desde que: refere-se a uma condição.
  8. Sob o mesmo ponto de vista: trata-se de uma palavra de transição que demonstra semelhança com outra ideia dentro da redação.
  9. Primordialmente: demonstra prioridade e relevância do assunto tratado no texto.
  10. Seja: trata de uma alternância de argumentos utilizada no desenvolvimento da redação.
  11. Em virtude de: demonstra explicação sobre o tema discutido.
  12. Por mais que: trata de uma oração que expressa um argumento contrário a ideia apresentada no texto.
  13. Tanto quanto: demonstra comparação entre ideias.
  14. Eventualmente: sugere uma hipótese ou suposição.
  15. Ademais: é uma palavra de transição que revela uma continuação do conteúdo presente na redação, podendo ser substituída por “todavia” ou “além disso”.
  16. Uma vez que: refere-se a uma explicação que você está dando sobre determinado assunto.
  17. Portanto: é um termo usado geralmente na conclusão como forma de trazer um fechamento do texto.
  18. Com efeito: é outra palavra de transição utilizada como forma de explicação de alguma ideia.
  19. Por outro lado: é uma palavra de transição que tem o objetivo de contrastar ou opor ideias diferentes dentro do texto.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.