Trade Marketing: o que é, para que serve e qual a sua importância?

Está procurando uma forma de aumentar as vendas do seu negócio? Conheça tudo sobre Trade Marketing e faça ele prosperar no mercado.

Qualquer empresa, independentemente do seu nicho de atuação, precisa conseguir vender os seus produtos ou serviços para sobreviver perante os desafios do mercado e a concorrência. E uma das estratégias que costuma dar certo, desde que seja bem usada, é o Trade Marketing.

Essa matéria vai te mostrar do que se trata, qual é a função do Trade Marketing e as vantagens dessa metodologia para a sua empresa. Mesmo que cada negócio tenha uma realidade, essa técnica consegue suprir as demandas específicas de cada marca. Olha só.

O que é Trade Marketing?

Podemos dizer que é uma técnica amplamente usada por empresas do comércio varejista e que tem direcionamento para a exposição estratégica de produtos em todos os canais de vendas. Dessa maneira, os consumidores conseguem visualizar com mais facilidade, seja nas gôndolas ou prateleiras, os produtos que estão à venda.

O Trade Marketing garante mais visibilidade para um negócio e reforça o seu posicionamento de mercado. Sem essa técnica, o empreendedor pode ter mais dificuldade para descobrir os pontos de venda que podem trazer mais rentabilidade para o seu negócio ou que fazem sentido para ele, levando-se em consideração o impacto do produto em seu público-alvo.

Trata-se de uma ferramenta importante para fomentar a competitividade entre as empresas, já que as atenções estarão voltadas para o que cada marca produz e lança no mercado. Quando se fala em Trade Marketing, nos referimos a uma relação de parceria entre os produtores e distribuidores dos produtos, já que ambos precisam sair no lucro.

Para que serve o Trade Marketing?

Resumidamente, a principal função do Trade Marketing é aumentar as vendas de uma empresa. Mas para que esse objetivo seja alcançado todos os meses, é preciso que haja a exposição das mercadorias nos parceiros de vendas posicionados estrategicamente e que sejam de referência no mercado.

Outro objetivo do Trade Marketing é o fortalecimento da marca. Por isso, o empreendedor precisa estar atento aos pontos de venda que o público-alvo mais procura, investir em inovação, certificar que os seus produtos estejam expostos adequadamente nos parceiros comerciais e promover ações que garantam mais destaque (para a suas mercadorias) dentro de alguns canais de distribuição.

Essa metodologia também consegue expor os produtos de uma empresa no mercado, de forma estratégica. Dessa forma, o consumidor pode sentir a necessidade de comprar aquilo que você vende, mesmo que ainda não conheça o seu produto, estabelecendo-se uma relação de consumo.

Além disso, o Trade Marketing consegue definir quais são os canais de distribuição que mais se adequam aos objetivos do seu negócio. Lembre-se de que nem sempre aquele parceiro comercial localizado estrategicamente é onde o público-alvo do seu negócio costuma frequentar. Os seus produtos precisam estar onde as pessoas que interessam ao seu negócio estão. Simples assim.

Qual a importância dessa metodologia?

Quando se fala em Trade Marketing, podemos destacar diversas vantagens para qualquer empresa que adotar essa prática e, sobretudo, usá-la com inteligência. Vamos abordar as três principais:

1) Turbinar as vendas

Todo empreendedor precisa que o seu produto tenha um volume de vendas que cubra os gastos de produção e consiga gerar lucro, certo? Essa é a proposta de qualquer marca.

Em contrapartida, o parceiro distribuidor também precisa que haja constância na procura dessa mercadoria, para que seja do seu interesse continuar revendendo aquilo que a sua empresa fabrica. E o Trade Marketing é a estratégia que promove a rentabilidade esperada para ambos os lados.

2) Garantir mais visibilidade do público-alvo

As estratégias de divulgação de um produto no mercado têm impacto direto na visibilidade do seu público consumidor, mesmo que ele ainda não tenha conhecimento da mercadoria. Por isso, o empreendedor precisa fazer o futuro cliente perceber que o seu produto existe, para que a possibilidade de compra seja considerada.

E isso acontece o tempo todo, sabia? Não importa se é um item que acabou de ser lançado ou um produto que está presente nas prateleiras dos supermercados há décadas.

3) Dominar o mercado

Outra importância do Trade Marketing. Se essa estratégia for usada com inteligência pelo empreendedor, o seu produto pode dominar o mercado. A receita para esse sonho é a relação com a máxima eficiência com os varejistas, exposição estratégica da sua mercadoria nos canais que fazem parte do dia a dia do público-alvo que interessa ao seu negócio e ações de marketing.

Além da presença de mercado, a mercadoria que a sua empresa fabrica pode ser a escolhida, na maioria das vezes, na hora das compras. Mas isso só vai acontecer se as estratégicas do parágrafo acima forem usadas de forma assertiva. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.