Trabalhe no metaverso: 15 profissões que vão surgir com a tecnologia

O avanço da tecnologia e a popularização do home office são o pontapé para as novas profissões que vão surgir com o metaverso.

O metaverso é uma espécie de mundo digital alternativo que replica a realidade por meio de inteligência artificial. A ideia é usar a tecnologia para criar um universo online, com avatares que representam as pessoas e socializam entre si. O metaverso deve mudar até mesmo as relações de trabalho e novas profissões vão surgir.

No ambiente digital, os avatares 3D vão poder fazer tudo o que já fazemos no mundo real. Esse “personagem” poderá interagir com o espaço virtual da empresa e com os colegas. Será possível andar pelos corredores, tirar dúvidas, conversar com as pessoas e até participar de eventos de forma totalmente online.

Apesar de a ideia de um universo virtual parecer enredo de filme de ficção científica, o metaverso já é real para algumas empresas. Atualmente, já existem grandes corporações, como a Samsung, que utilizam dessa tecnologia para recrutar novos trabalhadores.

Profissões que vão surgir com o metaverso

A popularização do trabalho remoto é o primeiro passo para a entrada nessa tecnologia. Com a pandemia, muitas empresas viram a necessidade de migrar para o home office e realizar seus serviços a distância. Quem mais ganhou com isso foram as plataformas de videoconferência por causa do aumento de reuniões online.

Sendo assim, há uma crescente no movimento de sair do presencial para o virtual e criar um ambiente digital para os funcionários. A partir da inserção do metaverso dentro das corporações, muitas profissões vão surgir e outras serão modificadas com o tempo. Veja 15 cargos que seguem essa tendência do mundo virtual:

  1. Gestor de Investimentos sobre criptomoedas e NFT;
  2. Gerente de Seguros Financeiros;
  3. Especialista em Estruturação de Linhas de Crédito;
  4. Engenheiro de Hardware;
  5. Gerente de Segurança;
  6. Especialista em Segurança Cibernética;
  7. Desenvolvedores de Avatares;
  8. Desenvolvedor de Ecossistema;
  9. Designer Espacial Digital;
  10. Estilista de moda digital para criar roupas e acessórios para os avatares;
  11. Contador de história sobre produtos, pessoas e empresas;
  12. Especialista em bloqueio de anúncios;
  13. Cientista de Pesquisa;
  14. Diretor de Eventos Virtuais;
  15. Advogados especialistas em Smart Contracts.

Como é possível perceber, o metaverso irá beneficiar os profissionais que são mais envolvidos com a área da tecnologia.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.