O metaverso é uma espécie de mundo digital alternativo que replica a realidade por meio de inteligência artificial. A ideia é usar a tecnologia para criar um universo online, com avatares que representam as pessoas e socializam entre si. O metaverso deve mudar até mesmo as relações de trabalho e novas profissões vão surgir.
No ambiente digital, os avatares 3D vão poder fazer tudo o que já fazemos no mundo real. Esse “personagem” poderá interagir com o espaço virtual da empresa e com os colegas. Será possível andar pelos corredores, tirar dúvidas, conversar com as pessoas e até participar de eventos de forma totalmente online.
Apesar de a ideia de um universo virtual parecer enredo de filme de ficção científica, o metaverso já é real para algumas empresas. Atualmente, já existem grandes corporações, como a Samsung, que utilizam dessa tecnologia para recrutar novos trabalhadores.
Profissões que vão surgir com o metaverso
A popularização do trabalho remoto é o primeiro passo para a entrada nessa tecnologia. Com a pandemia, muitas empresas viram a necessidade de migrar para o home office e realizar seus serviços a distância. Quem mais ganhou com isso foram as plataformas de videoconferência por causa do aumento de reuniões online.
Sendo assim, há uma crescente no movimento de sair do presencial para o virtual e criar um ambiente digital para os funcionários. A partir da inserção do metaverso dentro das corporações, muitas profissões vão surgir e outras serão modificadas com o tempo. Veja 15 cargos que seguem essa tendência do mundo virtual:
- Gestor de Investimentos sobre criptomoedas e NFT;
- Gerente de Seguros Financeiros;
- Especialista em Estruturação de Linhas de Crédito;
- Engenheiro de Hardware;
- Gerente de Segurança;
- Especialista em Segurança Cibernética;
- Desenvolvedores de Avatares;
- Desenvolvedor de Ecossistema;
- Designer Espacial Digital;
- Estilista de moda digital para criar roupas e acessórios para os avatares;
- Contador de história sobre produtos, pessoas e empresas;
- Especialista em bloqueio de anúncios;
- Cientista de Pesquisa;
- Diretor de Eventos Virtuais;
- Advogados especialistas em Smart Contracts.
Como é possível perceber, o metaverso irá beneficiar os profissionais que são mais envolvidos com a área da tecnologia.