Teste sua inteligência com ESTE desafio de raciocínio lógico

Uma boa forma de testar seus conhecimentos e ver o quão aguçado está o seu raciocínio é por meio de desafios de inteligência que requerem observação.

Estudar é uma das principais ações que ajudam a desenvolver a inteligência, principalmente quando você está se preparando para um concurso público. Uma das principais habilidades que todo concurseiro precisa ter é um raciocínio lógico aguçado. Ele demonstra a capacidade de entender e manipular padrões.

Essa capacidade pode estar ligada aos conhecimentos matemáticos, mas, muitas vezes, tem mais a ver com interpretação do desafio. Por isso, é muito importante que o candidato analise todos os pontos que lhe são apresentados para não perder nada. O mínimo detalhe pode ser muito importante para a resolução.

Isso requer bastante foco, concentração e treino. O raciocínio lógico pode ser estimulado com jogos, cálculos e outras atividades que exijam observação. Pensando nisso, o Concursos no Brasil montou um teste de inteligência para você ver se seu cérebro está preparado.

Teste de inteligência

inteligência, teste de inteligência, teste sua inteligência
Foto: Concursos no Brasil / Canva PRO

Explicação do teste de inteligência (resposta no final)

Para olhos despreparados, o desafio não faz o menor sentido. Isso porque todo mundo sabe que 3 + 2 = 5 e 7 + 5 = 12 e 8 + 3 = 11. Normalmente, 9 + 2 seria igual a 11. O teste de inteligência traz resultados completamente avessos que parecem sem sentido. No entanto, existe uma lógica que desencadeia estes resultados.

Vamos analisar um pouco mais de perto no primeiro caso:

  • (3 + 2 = 15): 5 seria a resposta correta para a soma e, também, é o último algarismo do resultado do desafio;
  • Quando você troca a operação e diminui, 3 – 2, o resultado é 1 que também é o primeiro número do resultado do desafio;
  • Ou seja, ao juntar a subtração dos algarismos (3 – 2 = 1) com a adição deles (3 + 2 = 5), temos o número 15.

Vamos mais uma vez, agora, utilizando o segundo caso:

  • (7 + 5 = 212): a resposta óbvia seria 12, que é o fim do resultado do desafio;
  • Enquanto a operação inversa fica 7 – 5 = 2;
  • Colocando a subtração primeiro (7 – 5 = 2) e depois a adição (7 + 5 = 12), temos 212.

A explicação do terceiro caso segue a mesma lógica: 8 + 3 = 511. Ou seja, junção da diminuição (8 – 3 = 5) e da soma (8 + 3 = 11). Juntando os resultados, chegamos a 511. Dessa maneira, o resultado do teste de inteligência fica da seguinte forma:

  • 9 – 2 = 7;
  • 9 + 2 = 11;
  • Desafio junta o resultado das operações e, assim, temos 9 + 2 = 711.

Leia também

você pode gostar também

9 dicas de como cuidar de suculentas e mantê-las sempre lindas

As suculentas são cultivadas por sua beleza e facilidade de cuidado, tornando-se populares em jardins, interiores e projetos de paisagismo.

7 coisas que você não deve fazer enquanto o celular estiver carregando

Usar o celular enquanto ele está carregando pode reduzir a vida útil da bateria do aparelho, além de ser perigoso em certas circunstâncias.

Ouvir música faz bem para a saúde? Saiba o que a ciência tem a dizer

Não há nada como ouvir sua música favorita para aliviar a carga de um dia ruim. Mas, você sabia que a música tem mais benefícios para a saúde do que o simples relaxamento? Leia e entenda.

10 expressões e erros de português que acabam com a sua credibilidade

As 10 expressões e erros de português que acabam com a credibilidade de uma pessoa se referem a uma demonstração de desconhecimento em relação à modalidade formal e coloquial do idioma.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.