Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Quando o assunto é aprender, cada pessoa faz isso de uma forma diferente. Afinal, a absorção de novos estímulos mentais é algo bastante peculiar. Por isso, essa matéria vai te mostrar os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles durante os estudos.

Leia também

Continue a leitura e descubra qual deles mais se identifica com o seu estilo. Lembre-se de que a sua mente tem mais facilidade de aprender de uma forma do que de outra, certo?

Tipos de aprendizagem

Processo seletivo EMDEF/Franca SP, concurso emdef franca, franca processo seletivo, franca sp, concursos sp
Foto: Reprodução / Pixabay

1) Linguística

Esse é um dos tipos de aprendizagem que milhares de estudantes se tornaram adeptos. Refere-se à capacidade de ser bem articulado com as palavras, ter sensibilidade aos sons, fazer o uso da assertivo da linguagem e saber transmitir suas ideias para as outras pessoas.

Em suma, são pessoas que têm facilidade para se expressar por meio da escrita e/ou para aprender outros idiomas. Se você está treinando para fazer uma boa redação para concurso, por exemplo, esse método pode ser extremamente eficiente durante os estudos.

2) Corporal-sinestésica

Você é daqueles que preferem aprender através da prática em si? Gosta de ter controle sobre os movimentos do seu corpo e faz questão de deixá-los com a precisão de um relógio suíço? Então, faz parte de um dos tipos de aprendizagem mais comuns que existem.

Existem concurseiros que só conseguem aprender por meio do contato físico e/ou de atividades que demonstrem equilíbrio, força, destreza e flexibilidade. Quem tem esse perfil de aprendizagem deve investir em atividades práticas ou físicas na hora de assimilar os conteúdos. Você se exercita e aprende ao mesmo tempo.

3) Interpessoal

Quando o assunto é tipos de aprendizagem, esse não poderia ficar de fora. Aquele concurseiro que só consegue aprender os conteúdos interagindo (da melhor forma possível) com as outras pessoas e que necessita da compreensão alheia, faz parte desse grupo.

Então, se você acredita que consegue assimilar melhor somente dessa maneira, invista em atividades que envolvam projetos em grupo, como entrevistas e debates, por exemplo. Aprender os conteúdos através de uma saudável interação pode te deixar mais motivado e aguçar o seu senso de humor.

4) Tipos de aprendizagem: Musical

Se você é daqueles que só conseguem aprender os assuntos exigidos pelo edital do concurso por meio de uma explicação oral ou uma videoaula, faz parte desse tipo de aprendizagem. A habilidade auditiva ou musical é mais evidente em pessoas com esse perfil.

Sendo assim, que tal se valer daqueles macetes musicais usados em cursos preparatórios (para vestibulares, Enem e concursos) para turbinar ainda mais o seu aprendizado? Colocar uma música em um volume adequado na hora de estudar também costuma ser de grande valia.

5) Intrapessoal

Entre os principais tipos de aprendizagem, esse merece destaque especial. O concurseiro que se identifica com esse estilo, consegue aprender os assuntos através de uma profunda compreensão dos próprios sentimentos, sonhos, desejos, comportamentos e aspirações.

Pelo fato de terem um elevado nível de autoconhecimento, pessoas com habilidades intrapessoais conseguem se valer das estratégias certas para assimilar os assuntos de uma maneira contundente. Elas preferem aprender por conta própria e fazem questão de revisar periodicamente o conteúdo.

6) Lógico-Matemática

Trata-se da plena capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos e interagir facilmente com questões que exigem raciocínio rápido. Se você tem familiaridade com números, tabelas, gráficos e operações matemáticas, consegue assimilar mais facilmente assuntos de caráter impessoal.

Por isso, esse é um dos tipos de aprendizagem mais conhecidos. Aquele concurseiro que precisa fazer pesquisas em geral ou realizar atividades que envolvam organização e classificação durante os estudos, pode se beneficiar e muito com esse estilo.

7) Tipos de aprendizagem: Espacial

Você é daqueles concurseiros que precisam ser estimulados visualmente para aprender? Então, faz parte do grupo que tem o estilo de aprendizagem espacial. Objetos, slides, desenhos, mapas mentais, gráficos e tabelas, são perfeitos na hora de estudar para as provas.

Geralmente, depois de uma explicação, essas pessoas costumam elaborar esquemas visuais ou resumos bem detalhados para conseguir assimilar os conteúdos necessários. Essa percepção visual é ideal para aprender assuntos da área de Exatas e atividades que envolvem interpretação.

Os tipos de aprendizagem são importantíssimos e não devem ser negligenciados. O concurseiro precisa identificar qual deles é o mais compatível com o seu perfil e investir nele. Na hora de estudar, é preciso ter o máximo de aproveitamento no menor tempo possível, certo?

Leia também


você pode gostar também

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.

Estes 5 aplicativos acabam com a vida útil do seu celular; descubra quais

Com a diminuição da vida útil do celular, é comum que sua bateria dure cada vez menos. Conheça os aplicativos que podem prejudicar a vida útil do seu aparelho.

Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Estes 9 carros não gastam muito combustível; veja os modelos

Se você preza mais pela economia que pelo desempenho e conforto, conheça nove carros que não gastam muito combustível.

7 coisas que são proibidas no Brasil e muita gente nem sabia disso

Costumes, comportamentos e aspectos culturais acabam determinando o conceito de certo ou errado. Confira, a seguir, 7 coisas proibidas no Brasil.

9 profissões de sucesso no Brasil e que já estão em alta neste ano

Sonha em decolar na carreira profissional? Conheça nove profissões de sucesso no Brasil que podem transformar isso em realidade.