Ah, o amor. Ele faz as nossas pupilas se dilatarem, o coração acelerar, nos leva a sentir arrepios indescritíveis, calafrios e direciona os nossos pensamentos somente para a pessoa amada. Por isso, essa matéria selecionou os cinco sintomas da paixão.
Mesmo que você esteja estudando para as provas do concurso, estar apaixonado pode ajudar a manter o foco nos estudos, principalmente se você planeja um futuro junto do(a) parceiro(a). Então, confere aí quais são os indicativos que você está amando de verdade.
Sinais de que você está apaixonado por alguém
1) Você não para de pensar na pessoa
Esse é um dos sintomas da paixão mais conhecidos. Se você acorda e vai dormir pensando na pessoa amada, é sinal de que o amor se apoderou do seu coração. Não que isso seja errado, pelo contrário, pois estar apaixonado é uma sensação prazerosa.
Aquele concurseiro que, mesmo tentando desviar os pensamentos daquela imagem do(a) amado(a), não consegue fazer isso, seguramente foi dominado por uma paixão arrebatadora.
O outro se torna tão importante em sua vida, que fica complicado parar de pensa nele, nem que seja por algumas horas do seu dia.
Você se pega pensando nos bons momentos que passaram juntos, nas brincadeiras, viagens, nos programas a dois e em como a pessoa amada te completa em todos os sentidos. Isso é paixão.
2) Você quer estar ao lado dela 24 horas
Mais um dos clássicos sintomas da paixão. Aquele concurseiro que, mesmo se dedicando com o máximo de empenho para as provas, quer estar ao lado do(a) amado(a) 24 horas, está realmente apaixonado. Essa vontade de estar juntos o tempo inteiro pode ser avassaladora.
Não importa se o namoro está no início ou já tem anos, quando você gostaria de estar com a pessoa amada durante os sete dias da semana, independentemente da situação, pode ter certeza de que o amor te “laçou” e está te dominando, dos pés à cabeça.
Quando estamos apaixonados de verdade, o nosso cérebro libera substâncias que trazem uma sensação de conforto, alegria e, sobretudo, satisfação.
Se você sente esses agradáveis sentimentos ao lado do(a) amado(a) e, por isso, gostaria de estar com ele o dia inteiro, se tornou o mais novo refém do amor.
3) Sintomas da paixão: Você não vê defeitos na pessoa
Provavelmente, você já deve escutado um ditado árabe por aí que diz: “Quem ama não enxerga os defeitos”. E é a mais pura verdade, quando o assunto é sintomas da paixão. Uma pessoa apaixonada só consegue identificar as qualidades do(a) parceiro(a).
Se você é daqueles concurseiros que, por mais que procure, não consegue encontrar um defeito sequer na pessoa amada, é sinal de que a paixão tomou conta da sua mente. Você pode até conhecer os defeitos dela, mas eles não te incomodam em nada, entende?
Isso é até saudável, já que pode evitar brigas e desentendimentos na relação. Mas, por outro lado, é uma situação passageira. Por quê?
A paixão é uma fase transitória que faz parte da vida de quase todos os casais. Depois que ela passa, é fundamental saber conviver com os defeitos alheios, já que eles ficam mais evidentes.
4) Você inventa desculpas só para estar com a pessoa
Aquele concurseiro que fica inventando desculpas só para estar ao lado da pessoa amada, está apaixonado. Se para você vale qualquer esforço para estar com quem ama, o seu coração e cérebro foram apoderados por um sentimento que se chama paixão.
Se a vontade de estar junto do outro, mesmo se for apenas para assistir a um filme, fazer um lanche, escutar música ou simplesmente ficar à toa, se apoderou de você, esse sentimento deu as caras em sua vida. Pode ter certeza disso.
Aquele apego saudável e nada prejudicial que os casais apaixonados têm um pelo outro, é um dos sintomas da paixão mais evidentes. Não é raro encontrar pessoas apaixonadas que declaram que gostariam que a paixão durasse para sempre, de tão bem que se sentem.
5) Outras prioridades ficam em segundo plano
Por fim, o último dos sintomas da paixão. Se o concurseiro começa a deixar as outras prioridades para segundo plano por causa da pessoa amada, ele está mais apaixonado do que nunca. Muitas vezes, por mais que não queiramos, essa sensação nos leva a fazer isso.
Aqui, vale o aviso: por mais que você esteja naquela fase da paixão, jamais deve deixar de dar atenção especial para o seu cronograma de estudos, combinado? Se sentir apaixonado é algo surreal, não podemos negar isso, mas deixar as outras coisas para quando der tempo, não é recomendado.
Lembre-se de que, com um pouco de organização e planejamento, dá para conciliar o namoro, a família e os estudos para o concurso. Priorizar somente o(a) parceiro(a) em sua vida, pode não ser assim tão saudável.