Sem conseguir entrar na sua conta Gov.br? Veja como recuperar o acesso

Cidadãos que estão sem conseguir entrar em suas contas Gov.br devem utilizar um dos métodos de recuperação de senha. O procedimento é rápido e fácil.

O portal Gov.br é uma plataforma do governo que unifica o acesso aos seus vários serviços digitais, e a manutenção e cuidado com as informações na conta deve ser feita regularmente. Neste sentido, perder a senha pode ser um problema no momento em que o sistema é necessário; cidadãos que estão em conseguir entrar na sua conta devem aprender a recuperar o acesso.

Este procedimento pode ser feito por meio de diferentes métodos, incluindo o endereço de e-mail, aparelho celular e pela web. Inclusive, a recuperação é rapidamente concluída através do próprio aplicativo para smartphone, uma ferramenta muito viável para quem utiliza os serviços do portal com frequência.

Assim, com a recuperação do acesso, é possível voltar a acessar informações importantes, como o Informe de Rendimentos. O login do Gov.br é utilizado em vários sistemas sociais do país, como a Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS, CNH Digital, Título de Eleitor e Cartão do SUS.

Como recuperar o acesso à conta Gov.br

Uma das formas mais simples de recuperar a senha da conta Gov.br é por meio do aplicativo. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, abra o aplicativo Gov.br ou o instale. O sistema está disponível para Android e iOS;
  • Toque em “Entrar com Gov.br”;
  • Após digitar o CPF, clique em “Continuar”;
  • Usuários que não lembram sua senha devem clicar, nesta mesma tela, em “Esqueci minha senha”;
  • Após a resolução do Captcha, clique em “Avançar”;
  • Existem várias opções de recuperação disponíveis para que uma nova senha seja gerada. Selecione a mais viável e clique em “Enviar código”, que aparece na página seguinte;
  • Ao receber o código por meio de algum dos métodos de recuperação, como SMS ou e-mail, insira o código e clique em “Avançar”;
  • Por fim, crie uma nova senha e salve a sequência para não esquecê-la. Toque em “Concluir”.

A partir de então, o usuário será redirecionado à tela de acesso, e poderá recuperar a conta facilmente.

Recuperar conta por reconhecimento facial

Ainda no aplicativo, junto de um computador, usuários cadastrados no sistema do governo com reconhecimento facial podem utilizá-lo para recuperar suas contas. Para isso, é preciso abrir o Gov.br no computador e, em recuperação de senha, clicar no botão “Gerar QR-Code”.

Logo depois, o QR-Code para criação ou recuperação da conta será apresentado na tela. Basta abrir o aplicativo do Gov.br, apontar a câmera do celular para o código na tela do computador e deixar que o aparelho leia a sequência.

Após a leitura, o aplicativo irá encaminhar o usuário para uma página de reconhecimento facial. Para que a leitura funcione, é preciso estar em um ambiente iluminado e sem pessoas no fundo, deixando o rosto bem visível, sem utilizar chapéu, óculos de sol ou qualquer acessório cobrindo o rosto.

É importante segurar o celular na altura do rosto, mantendo a cabeça dentro do círculo definido durante o reconhecimento. Ao seguir as instruções, o sistema deve validar as informações, e então será possível clicar no botão “OK”.

O processo será continuado no computador. Nele, é preciso preencher os campos indicados com uma nova senha, clicando em “Concluir” para recuperar o cadastro.

Recuperar conta por banco credenciado

Algumas instituições financeiras também permitem que o usuário recupere sua senha por seus sistemas. No site Gov.br, ainda em recuperação de senha, é preciso clicar na imagem do banco credenciado desejado, de preferência um já utilizado pela internet.

Feito isso, é necessário seguir os procedimentos do banco credenciado, indicando informações como nome e CPF. Com esta opção, o sistema Gov.br indica que a conta se tornará prata.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.