Santos Dumont ou Irmãos Wright: quem é o verdadeiro pai da aviação?

Quem seria o verdadeiro pai da aviação? Santos Dumont ou os irmãos Wright? Confira abaixo algumas curiosidades históricas a respeito da invenção do avião.

Quando se fala do mundo da aviação, uma das maiores polêmicas da história é certamente a da invenção do avião, a maravilha que permite transportes seguros e rápidos para diferentes pontos do globo em algumas horas. Considerado um dos maiores impactos para a humanidade na época de seu surgimento, muitos ainda têm suas dúvidas quanto ao verdadeiro autor da criação: o embate se dá entre os irmãos Wright e Santos Dumont.

continua depois da publicidade

Mas afinal, quem seria o verdadeiro pai da aviação? Seria a fonte de orgulho nacional, Santos Dumont, ou os norte-americanos com uma ousada primeira tentativa de voo motorizado? Para descobrir a resposta para esse mistério, confira algumas curiosidades a respeito da história abaixo.

Santos Dumont ou irmãos Wright: quem é o pai da aviação?

Os adeptos da tese de que os pais da aviação seriam os irmãos Wright utilizam como base de argumento o primeiro voo motorizado da história. O evento ocorreu no dia 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, nos Estados Unidos. Durante o experimento, os dois utilizaram uma catapulta para impulsionar a máquina para os céus. Assim, como o avião não saiu do chão por conta própria, nem todos consideram o evento como o primeiro voo do mundo.

Leia também

Já no caso de Santos Dumont, o primeiro voo público do mundo foi realizado pelo brasileiro, no dia 23 de outubro de 1906, por meio do 14-Bis no campo de Bagatelle, na França. Foi ele o responsável por colocar um avião no ar sem a ajuda de outros recursos, como catapultas ou rampas.

continua depois da publicidade

No Brasil, o reconhecimento de que Santos Dumont é o pai da aviação é praticamente unânime. Contudo, até hoje, muitos internautas compram brigas online para defender o inventor.

Uma só missão

No geral, o debate sobre quem voou primeiro ou sobre quem seria o pai da aviação não faz muito sentido. Internacionalmente, não existe uma grande discussão a respeito do assunto, visto que os Wrights são reconhecidos como pioneiros mundo afora.

No Brasil, a controvérsia possui argumentos que muitas vezes erram o alvo, de acordo com especialistas. Assim, no fim, é preciso compreender a invenção do avião como um verdadeiro processo coletivo. O brilhante Santos Dumont seria, então, um dos mais importantes participantes, reconhecido como herói nacional e um inventor apaixonado das maravilhas ao redor do globo.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade