Com certeza você já deve ter passado pela dor de cabeça de perder algum dos seus documentos pessoais ou ter sido roubado, por exemplo, e acabar ficando sem algum deles. Nesses casos, como são documentos essenciais para exercer diversos direitos, não existe outra opção senão tirar a 2ª via. Para te ajudar nisso, separamos tudo que você precisa saber para tirar a 2ª via do RG e do CPF.
Como tirar 2ª via do RG
Um dos documentos mais essenciais em termos de necessidade de apresentação e comprovação de dados pessoais, o RG tem prazo de validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos, e a partir dessa idade o documento não possui mais validade.
Logo, mesmo descartando as hipóteses de perda, furto ou roubo, é interessante ter em mente como fazer para tirar 2ª via do RG.
O primeiro passo é solicitar a emissão para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado, ou em postos da Polícia Civil ou pontos de atendimento que prestam esse tipo de serviço, como é o caso do Vapt Vupt, em Goiás, ou o Poupatempo, em São Paulo.
Para abrir a solicitação você irá precisar apresentar os seguintes documentos:
- 2 fotos 3×4 recentes (alguns estados permitem tirar as fotos na hora);
- Certidão de Nascimento original ou cópia;
- Boletim de Ocorrência (BO) ou cópia (em caso de furto e roubo);
- CPF original ou comprovante de inscrição na Receita Federal (caso queira que o número do CPF esteja no RG);
- Certidão de casamento original ou cópia, se for o caso;
- Cartão do cidadão ou PIS/Pasep (caso queira que apareça o número no RG).
Será cobrada uma taxa de emissão de 2ª via que pode variar de acordo com a cidade e o estado. Em alguns casos, ela não precisa ser paga. Veja quais são:
- Em caso de furto e roubo mediante a apresentação do BO;
- Homens com mais de 65 anos;
- Mulheres com mais de 60 anos;
- Em caso de erro de digitação no documento anterior, desde que a solicitação de 2ª via seja feita em até 90 dias após o recebimento da 1ª via.
Além dessas hipóteses, os estados podem ter outras regras de emissão e isenção de taxas, além de oferecer métodos alternativos de realizar esse procedimento, como através de aplicativos online.
Como tirar 2ª via do CPF
Já no caso do CPF, a versão impressa não é mais obrigatória, então, caso você perca o documento, poderá consultar digitalmente o espelho da numeração, podendo imprimir ou fazer o download desse registro.
Para emitir o Comprovante de Inscrição no CPF, basta acessar o site da Receita Federal e preencher os dados nos campos indicados, o espelho irá aparecer na tela. No caso dos declarantes de Imposto de Renda, será exigido o número do recibo de entrega da declaração mais recente.
Agora, se você perdeu o seu CPF e também não se lembra da numeração, será preciso procurar uma das unidades de atendimento da Receita Federal na sua cidade.