Saiba como consultar saldo do FGTS pelo CPF, telefone e SMS em 2022

Serviço está disponível em diversas funções, e para acessá-lo, só é necessário informar dados como CPF e outros identificadores comuns.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma junção de todos os saldos de contas vinculadas de trabalhadores, formadas por depósitos realizados por seus empregadores.

Ele funciona de forma que o trabalhador tenha uma indenização garantida por seu tempo de serviço, no caso de demissão sem justa causa, por exemplo. Deste modo, saber como consultar o saldo é essencial.

Por meio do FGTS, o trabalhador pode formar uma reserva que será utilizada em determinados casos de necessidade, como a aposentadoria ou falecimento, por seus dependentes. Atualmente, é uma das fontes de financiamento habitacional mais importantes do Brasil, já que também ajuda o cidadão a obter um imóvel.

Para consultar o saldo do FGTS, o interessado pode acompanhar as informações por meio do CPF, do site, dos aplicativos e canais de atendimento, tanto por telefone quanto por SMS.

Como consultar saldo do FGTS pelo CPF

consultar saldo do fgts
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

O fundo pode ser conferido por meio do CPF, tanto pelo site quanto pelo aplicativo FGTS. No caso do site, para fazer o cadastro, o cidadão deve informar seu Número de Identificação Social (NIS) ou CPF, e clicar em “cadastrar senha”. Após ler o regulamento, é necessário clicar em “aceito”.

A partir de então, é preciso preencher todos os campos com os dados pessoais e criar uma senha com até 8 dígitos. O endereço fará o redirecionamento para a tela de login, e após feito, o site pode ser acessado, bem como o saldo.

Já no caso do aplicativo, após baixado no celular, o usuário deverá clicar em “Primeiro Acesso”, e da mesma forma, lerá o contrato e clicará em “Acessar”. A partir de então, é preciso inserir os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail, bem como uma senha numérica.

Feito o cadastramento, é só abrir o app novamente e informar o CPF e a senha cadastrada. No primeiro acesso, algumas perguntas adicionais sobre a vida profissional são feitas e, após respondidas, o aplicativo do FGTS já estará pronto para uso e consulta do saldo.

Consulta do saldo pelo telefone e SMS

O saldo também pode ser consultado por meio do canal de atendimento CAIXA Cidadão, no número 0800 726 0207. Ele é referente ao PIS, FGTS, Cartão Social e demais benefícios sociais.

Normalmente, o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o personalizado ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h, e também aos sábados, das 10h às 16h. Para fazer a consulta, é preciso informar a data de nascimento e o número NIS.

O serviço também é totalmente gratuito para SMS. Para acessá-lo, no caso daqueles que estão realizando um primeiro acesso, é preciso fazer o cadastro no portal da Caixa Econômica Federal, e selecionar a opção para receber mensagens de texto sobre o FGTS.

Além de ajudar a conferir o saldo do FGTS, o usuário receberá uma mensagem sempre que um depósito da parcela for realizado, avisando sobre o saldo atual da conta.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.