Saiba como consultar a sua CTPS (Carteira de Trabalho) pela internet

Aplicativo permite consulta de informações básicas e compartilhamento de dados através do CPF na plataforma do Governo Federal.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS Digital) é um aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal para ampliar funcionalidades e ações dos trabalhadores através da internet.

Leia também

Disponível para Android e iOS, a plataforma permite consulta de benefícios, contratos de trabalho novos e antigos, dados do INSS e outras informações fundamentais.

A CTPS pela internet existe desde 2017, contudo, não substituía o documento físico em suas primeiras versões. A partir da Portaria nº 1065, publicada em 23 de setembro de 2019 pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital tornou-se equivalente ao documento físico, mas com enfoque em questões de trabalho e emprego.

Desse modo, a CTPS Digital não atua como documento de identificação civil como a versão impressa, ainda que atenda às funcionalidades da versão anterior para fins trabalhistas. Por esse motivo, e também por razões de segurança, é fundamental manter a carteira profissional impressa para garantia.

No mais, algumas entidades e instituições públicas demandam a versão física independente das atualizações no sistema de identificação do trabalhador.

Sobretudo, essas informações digitais ficam disponíveis através do eSocial, plataforma do Governo Federal para gerenciar a relação entre empregadores e empregados pela internet.

A partir do CPF, é possível que o trabalhador tenha seus dados da carteira digital cadastrados no sistema do governo de forma gratuita e imediata.

Como consultar a sua CTPS pela internet

Para abrir sua CTPS Digital é importante ter o aplicativo baixado em seu aparelho ou acessá-lo através do portal de serviços do governo, com seus dados de login no sistema do Gov.br. Logo em seguida, basta autorizar que o aplicativo utilize as suas informações cadastrais para a CTPS Digital dentro da própria plataforma.

Sendo assim, o número da Carteira de Trabalho Digital corresponde ao seu CPF. Ademais, a data de emissão do documento equivale ao dia em que você acessou o aplicativo e iniciou a utilização do serviço digital. Dessa forma, não é possível obter o número da Carteira física e o número do PIS, pois este é gerado pela Caixa Econômica Federal em um sistema diferente.

Através desse aplicativo, é possível enviar dados básicos ou completos para empregadores, bem como salvar versões em PDF fora da plataforma e armazená-las na nuvem. Portanto, a personalização do documento permite maior segurança no processo de compartilhamento de informações, evitando fraudes e exposição do trabalhador.

Em caso de dúvidas sobre o documento, o Ministério da Economia orienta entrar em contato com a Central 158 via telefone ou acessar o canal de Dúvidas Frequentes sobre o serviço. Além disso, o Governo Federal oferece um passo a passo para acessar o documento.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.