Rumo à aprovação em 2022: 5 sinais de que você vai passar no concurso

Se você está achando que a sua aprovação em 2022 está mais perto, conheça cinco sinais de que você vai passar no concurso.

Imagine você trabalhando em um prestigiado órgão público, recebendo um alto salário e desfrutando da tão sonhada estabilidade financeira, além de ter uma aposentadoria tranquila no futuro. Se estiver estudando para valer para ser aprovado no concurso, esse sonho pode se tornar uma realidade.

Por isso, conheça os cinco sinais de que você vai passar no concurso e veja se está no caminho certo rumo à aprovação em 2022.

1. Você conseguiu se antecipar nos estudos

Esse é um dos clássicos sinais de que você vai passar no concurso. Um candidato que não espera o edital do certame ser publicado para começar a estudar para as provas, por sua vez, tem grandes chances de ser aprovado. Depois que esse documento é publicado pelos órgãos oficiais, o concurseiro tem poucos meses até a data das provas para se preparar.

Por isso, ele precisa se antecipar nos estudos. Quem tem essa saudável e inteligente iniciativa, acaba tendo muito mais tempo disponível para se dedicar aos conteúdos que precisam ser aprendidos.

O tempo é o principal aliado do concurseiro, principalmente em certames disputados. Por isso, se você se antecipou nos estudos e começou a se preparar para as provas bem antes da publicação do edital, as suas chances de passar são altas.

2. Você conseguiu seguir todo o cronograma de estudos

Esse também é mais um dos sinais de que você vai passar no concurso. O candidato que elabora um cronograma de estudos que seja realista e consegue segui-lo à risca, dessa forma, certamente vai ter um melhor aproveitamento nas provas, já que não deixou de estudar nenhum assunto que está sendo cobrado pelo edital.

Um plano de estudos eficiente e, sobretudo, sensato, dá um melhor direcionamento para o concurseiro na hora de estudar. Ou seja, ele consegue ter um panorama geral do tempo disponível até a data das provas, bem como a quantidade de matérias que precisam ser estudadas. S

e você fez um cronograma de estudos e o seguiu fielmente, a sua aprovação pode estar bem perto.

3. Não sentiu muita dificuldade ao responder as questões da prova

Mais um dos claros sinais de que você vai passar no concurso. O candidato que não sentiu muita dificuldade para responder as questões e não ficou “quebrando” a cabeça ou em dúvidas sobre essa ou aquela alternativa, seguramente tem altas chances de ser aprovado.

Isso é um forte indicativo de que o seu aprendizado foi eficiente e de que estudou todo o conteúdo das provas. Quando o concurseiro tem segurança em responder as questões e está totalmente convencido de que acertou em cheio as respostas, a sua fase de preparação foi adequada e de qualidade.

Por isso, se você não teve dificuldades para fazer as provas, a sua aprovação pode estar mais próxima do que se imagina.

4. Conseguiu controlar o tempo e respondeu toda a prova

Esse também é outro dos sinais de que você vai passar no concurso. Aquele candidato que conseguiu controlar o tempo da prova (e a ansiedade, claro) e respondeu todas as questões, sem nenhuma afobação, além de fazer uma redação nota 10, tem altas chances de se tornar um servidor público.

Na hora das provas de um certame, muitos concurseiros se deixam levar pelo nervosismo e acabam sucumbindo ao fracasso, principalmente por causa do tempo disponível, que precisa ser controlado. Afinal, não existe nada mais frustrante do que não dar tempo de responder todas as questões de uma prova, certo?

5. Ficou com aquela sensação de “missão cumprida” ao finalizar a prova

Por fim, o último dos sinais de que você vai passar no concurso. Sabe aquela indescritível sensação de que você cumpriu a sua missão no que tange às provas do certame? Pois é. Ela também é um indício de que a sua aprovação pode estar perto. Aquele sentimento de “dever cumprido” é típico dos concurseiros mais bem preparados.

Se você, logo depois das provas do concurso, teve essa prazerosa e gratificante intuição, pode ser que seja aprovado no certame. Afinal, não existe nada mais tranquilizador do que ter se preparado com todo o empenho para encarar as provas e sair da sala com a certeza de que uma vaga naquele órgão público é praticamente sua.

Viu como existem sinais de que você vai passar no concurso que não podem ser negligenciados? O candidato que se identificou com um ou mais deles, certamente será bem sucedido no certame.

Leia também

você pode gostar também

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.

Palácio da memória: veja 5 truques para aplicar a técnica em sua rotina

Se você está estudando para as provas de um concurso, conheça cinco dicas para a aplicar a técnica do palácio da memória e aumente suas chances de aprovação.