Ranking: confira os 5 países considerados como os mais felizes

O World Happiness Report 2022 usa dados de pesquisas globais para informar como as pessoas avaliam suas próprias vidas em mais de 150 países ao redor do mundo.

PIB per capita, apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade e corrupção são as principais variáveis levadas em consideração no Relatório Mundial de Felicidade (World Happiness Report) da Organização das Nações Unidas (ONU).

continua depois da publicidade

O relatório de 2022 analisa a felicidade em todo o mundo, desde os países mais felizes até os que estão na base da escala, bem como os fatores que fazem com que isso aconteça e como as pessoas avaliam sua própria felicidade.

Nos 10 anos de publicação do relatório, os países onde esse sentimento mais aumentou são Sérvia, Bulgária e Romênia, enquanto os que mais diminuiu são Líbano, Venezuela e Afeganistão.

Os autores descobriram uma tendência ascendente moderada de longo prazo no estresse, preocupação e tristeza na maioria dos países, bem como “um leve declínio de longo prazo no prazer de viver”, escreveram eles.

continua depois da publicidade
Leia também

Além disso, um dos objetivos do relatório da felicidade é entender as condições em que as pessoas de diferentes países se encontram, a fim de ajudá-las, criar comunidade e como as nações podem usar essas informações para trabalhar e alcançar vidas mais produtivas, longas e felizes.

Países mais felizes do mundo

O relatório usa dados de pesquisas globais para informar como as pessoas avaliam suas próprias vidas em mais de 150 países ao redor do mundo, e o ranking é baseado em uma média de três anos.

continua depois da publicidade

Como de costume, a Finlândia lidera a lista dos países mais felizes do mundo, seguida pela Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda. Os altos níveis de confiança social explicam de alguma forma por que todos esses países mantêm suas altas posições, apesar do impacto da pandemia de Covid-19.

No entanto, não é a única razão, ou seja, os fortes sistemas de bem-estar, a criminalidade relativamente baixa e o baixo desemprego também resultam nessa percepção de felicidade. Desse modo, tudo isso faz com que muito menos pessoas se considerem infelizes.

Confira o ranking dos 5 países mais felizes do mundo:

continua depois da publicidade
  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suíça
  5. Holanda (Países Baixos)

Curiosamente, a Finlândia faz fronteira com a Rússia, marcando uma triste realidade em tempos de guerra: o país mais feliz ao lado de um dos mais infelizes. A Rússia ocupa a 80º lugar na lista.

Confira o ranking completo no site do World Happiness Report.

Onde fica o Brasil no ranking?

No ‘top 10’ deste ano, face ao ranking de 2020, não há grandes alterações. O terceiro lugar é agora ocupado pela Islândia ao desbancar a Suíça, que caiu para a quarta posição.

O sétimo menor país da Europa, Luxemburgo, subiu do penúltimo lugar para o sexto. O estado que apareceu recentemente na seleção é Israel, que ficou em nono lugar. A Áustria, por sua vez, sumiu da lista dos 10 primeiros neste ano.

A nação latino-americana mais feliz, segundo o relatório, continua sendo a Costa Rica , embora, ao contrário dos últimos anos, o país não faça mais parte do ‘top 20’, ocupando o vigésimo terceiro lugar.

A nação, embora apresente os maiores índices de felicidade de toda a América Latina, vem perdendo seus bons resultados.

A Costa Rica é seguida por outros países latino-americanos, como Uruguai (30), Panamá (37), Brasil (38), Guatemala (39), Chile (44), Nicarágua (45), México (46) e El Salvador ( 49). Já a Venezuela (108º) é o pior país da América Latina, mesmo abaixo do Iraque.

No final do índice, como os países menos felizes, estão as nações africanas (Lesoto, Botswana, Ruanda, Zimbábue), enquanto dois estados do Oriente Médio fecham a lista: Líbano e Afeganistão, que ocupam o 145º e o 146º lugar, respectivamente.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade