Técnico de segurança do trabalho

Prepare-se com questões de Técnico de segurança do trabalho

01

(EXATUS - 2016 - ELETROBRAS - Técnico em segurança do trabalho) - De acordo com a OSHAS 18001:1999, que trata sobre o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, os funcionários da empresa também possuem participação importante. Conforme o item 4.4.3 – Consulta e Comunicação, assinale a alternativa incorreta. Os funcionários devem ser:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43452Ca
02

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Guarapari/ES - Técnico em segurança do trabalho) - Qual é o único poço que ainda resta em Guarapari, dos vários construídos pelos jesuítas do Séc. XV e era usado pela população quando faltava água na cidade ?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q43459Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNCAB - 2013 - SESC/BA - Técnico de segurança do trabalho) - Apenas uma das afirmações abaixo está correta com relação ao texto.Aponte-a.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11941Ca
04

(FUNCAB - 2013 - SESC/BA - Técnico de segurança do trabalho) - A cor empregada para indicar “PERIGO”, utilizada, por exemplo, em partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos é a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q11970Ca
05

(EXATUS - 2016 - ELETROBRAS - Técnico em segurança do trabalho) - Ainda em relação ao Sistema de Gestão em SSO, definido pela OSHAS 18001, a organização/empresa deve estabelecer e manter procedimentos para definir responsabilidade e autoridade em algumas situações. São elas, exceto:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q43453Ca
06

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Técnico em segurança do trabalho) - De acordo com a NR-12 é correto afirmar:

I. As máquinas devem ser equiparadas com apenas um dispositivo de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes.

II. Um ou mais dispositivos de parada de emergência são obrigatórios nas máquinas manuais, nas máquinas autopropelidas e nas máquinas no qual o dispositivo de parada de emergência não possibilita a redução do risco.

III. Os dispositivos de parada de emergência podem ser os mesmos utilizados para partida ou acionamento.

IV. Os dispositivos de parada de emergência devem ser posicionados em locais de fácil acesso e visualização, sendo obrigatoriamente protegidos por algum obstáculo para não ocorrer seu acionamento acidental.

V. A função da parada emergencial não deve gerar risco adicional e deve conter um sistema de instalação totalmente independente, sem interligação com o sistema de acionamento principal.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q38867Ca
07

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Técnico em segurança do trabalho) - Em uma pesquisa realizada com 35 crianças sobre as frutas que comem, obtivemos o seguinte resultado: 12 comem maçã, 15 comem banana, 6 comem maçã e banana, e as demais não comem nem maçã nem banana. Com base nesses dados, qual a porcentagem de crianças que não comem nem maçã nem banana?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q38834Ca
08

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Cianorte/PR - Técnico de segurança do trabalho) - Em fins da década de 1990, foi fundada nos Estados Unidos uma atualmente grandiosa empresa multinacional de serviços e produtos baseados na Internet. A missão declarada de seus fundadores seria “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. Qual o nome dessa empresa de tecnologia?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q42776Ca
09

(FCC - 2016 - ELETROSUL - Técnico de segurança do trabalho) - As aberturas existentes para passagens de cabos em pisos, paredes e tetos, devem ser seladas de forma a evitar propagação do incêndio, promovendo a vedação total do fogo. Dessa forma, consegue-se evitar a transferência de gases, calor e chamas de um ambiente para o outro. De acordo com a NBR-13213:2014, o tempo mínimo de resistência ao fogo que os sistemas de vedações empregados nas aberturas para passagem de cabos devem suportar será de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q42771Ca
10

(OPPUS - 2016 - Prefeitura de Bananal/SP - Técnico em segurança do trabalho) - A Lei de nº 8.213/91 dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social dentre outras providências. A Previdência Social, mediante contribuição regular, tem por objetivo assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Conceitua ainda e discorre sobre acidente de trabalho, sendo assim, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas conforme a lei:

I. Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 da Lei nº 8.213/91.

II. Doença do trabalho não é considerada acidente de trabalho, e é assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

III. É considerada como acidente de trabalho toda lesão corporal e/ou psicológica permanente proveniente de serviços terceirizados, sendo de total responsabilidade da empresa contratante o amparo ao acidentado.

IV. Considera-se acidente de trabalho o que provoca lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q38852Ca