Ciências da natureza

Prepare-se com questões de Ciências da natureza

01

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) - 

Mosquitos modificados geneticamente rejeitam o sangue humano

Pesquisadores conseguiram bloquear a preferência natural de mosquitos pelo sangue humano, eliminando a capacidade desses insetos de distinguir humanos de outros animais. Os mosquitos modificados geneticamente também passaram a rejeitar o sangue humano. Mas os resultados dessas pesquisas ainda estão restritos aos laboratórios.

A continuidade desse estudo é importante para a saúde pública porque seus resultados podem contribuir para

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61167Ca
02

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) -Embora ainda seja uma tecnologia sofisticada e cara, já é possível produzir carne em laboratório. Um pedaço muito pequeno de tecido é retirado do animal, e as células se reproduzem em laboratório, livres do contato com microrganismos do gado.

Uma das vantagens dessa tecnologia é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61155Ca
03

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) - No período de cheia dos rios da Bacia Amazônica ocorre a frutificação de grande número de espécies de árvores da área alagada. Com a ajuda da água, essas plantas podem ter suas sementes dispersas para outros locais.

CLARO JR, L. et al. O efeito da floresta alagada na alimentação de três espécies de peixes onívoros em lagos de várzea da Amazônia Central, Brasil.
Acta Amaz., n. 1, 2004.

A estratégia de dispersão dessas sementes está relacionada à condição de estarem em frutos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61164Ca
04

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) - Plásticos, náilon, isopor: todo lixo capaz de flutuar é um potencial viajante e colecionador de poluentes. Ao ser levado pelas águas, logo desaparece de vista. Porém, permanece no ambiente por um longo tempo. Caixas e vasilhames se quebram, cordas emaranham, sacolinhas se rompem — e todos os pedacinhos flutuantes prosseguem sua jornada. Por onde passam, deterioram a paisagem, contaminam as águas, causam impactos sobre a fauna e afetam a qualidade de vida.

Água — Brasil, potência hídrica do século 21. National Geographic Brasil, abr. 2011.

Para diminuir os impactos ambientais causados pelos plásticos, no caso do seu descarte incorreto, estes deveriam ser

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61163Ca
05

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) -O disjuntor é um dispositivo que funcionacomo um interruptor automático. Ele éutilizado para proteger instalações elétricascontra possíveis danos causados por curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. Numa casa,uma torneira elétrica com potência de 5 500 Wfunciona ligada numa rede de 220 V. Paraproteger o equipamento, será instalado umdisjuntor exclusivo para essa torneira, cujamargem de segurança é de 20%.

A intensidade máxima da corrente elétrica, em ampère, suportada por esse disjuntor é

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61151Ca
06

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) - Os teólogos do século XVII haviam feito um cálculo para determinar a idade da Terra, com base nas genealogias bíblicas, e estimaram que a Terra e todo o universo haviam sido criados por Deus aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo — alguns chegavam mesmo a precisar o ano de 4004 a.C. como o momento exato da criação.

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Darwin e o pensamento evolucionista: ciência no tempo. São Paulo: Atual, 2003 (adaptado).

A continuidade desse estudo é importante para a saúde pública porque seus resultados podem contribuir para

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61166Ca
07

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) -Sericicultura é o nome dado ao cultivo dobicho-da-seda, espécie Bombix mori. Para obter os fios de seda, é preciso mergulhar os casulos em água quente para amolecê-los e retirar deles uma espécie de goma que os faz ficar presos uns aos outros. Uma vez encontrada a ponta dos fios, os casulos são desenrolados calmamente e, depois disso, esses fios são enrolados numa roda formando uma meada.

O processo descrito consiste em desfazer o trabalho realizado pelo(a)

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61153Ca
08

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) -É comum a reutilização de garrafastransparentes do tipo PET (polietilen tereftalato) para acondicionar água sanitária“caseira”. A venda clandestina desse alvejante,por ter a eficiência do cloro ativo duvidosa,pode trazer riscos à saúde, em relação aoalvejante que é vendido nos supermercados em garrafas escuras.

Com base no texto, o uso dessas garrafas transparentes pode acarretar

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61152Ca
09

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) - Existem inúmeros processos para a conservação de alimentos, um deles consiste em expor a carne ou derivados de carne aos gases produzidos pela combustão incompleta da madeira. Além de perder água, a carne sofre uma ação antimicrobiana de alguns compostos presentes na fumaça, como ácido metílico, aldeídos e cetonas, que apresentam função antisséptica, e também fenóis e cresóis que, além da função antisséptica, são aromatizantes e desenvolvem a coloração característica desses alimentos.

O processo descrito é denominado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61161Ca
10

(Encceja-2019 Prova I - Manhã) -Uma empresa vende sistemas de placas fotovoltaicas para serem utilizadas por indústrias e condomínios de uma cidade. O custo para implementação é alto, mas com o tempo o investimento é pago graças à economia de energia elétrica. Alguns condomínios do Rio de Janeiro, onde o preço médio do kWh é de R$ 0,50, já estão adotando a prática e obtendo bons resultados. O sistema, capaz de produzir até 20 000 kWh por mês, custa R$ 60 000,00 para sua instalação. Um condomínio, cujo consumo de energia médio mensal é de 5 000 kWh, pretende instalar esse sistema.

Com a economia na conta de energia elétrica, o condomínio pagaria o investimento de instalação desse sistema em quantos meses?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q61159Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »