Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.

Ser devidamente habilitado para dirigir é o sonho de milhares de pessoas. A grande questão é que, antes de receber a tão almejada aprovação no exame de direção do Detran, é preciso passar na prova teórica da CNH. Por isso, essa matéria selecionou cinco dicas sobre esse assunto.

Leia também

Preste bastante atenção em cada uma delas e turbine as suas chances de arrasar na famigerada prova de legislação. Afinal, antes de partir para a prática, é preciso estar craque na teoria, certo? Fique conosco até o final da leitura.

Confira as dicas para passar prova do Detran

1) Estude os assuntos que mais caem

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem
Foto: Reprodução / Pexels.

Para você e qualquer outro candidato passar na prova teórica da CNH, é preciso estudar os assuntos que costumam cair com mais frequência. Lembre-se de que a prova tem 30 questões de múltipla escolha e aborda os seguintes assuntos:

  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Código Brasileiro de Trânsito (CTB);
  • Noções de Funcionamento Veicular;
  • Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito.

Dessa forma, não deixe de estudar os conteúdos mencionados acima, já que as chances deles caírem na prova teórica da CNH são altíssimas. Se for o caso, faça um resumo (com suas próprias palavras) de cada conceito, já que isso ajuda a assimilar melhor as informações.

2) Preste muita atenção nos enunciados das questões

Quem quiser passar na prova teórica da CNH não deve negligenciar essa dica. Você deve ler, com a máxima atenção, as perguntas e respostas de cada questão. Faça isso com bastante calma, antes de escolher a alternativa que julgar correta.

Por mais que não pareça, diversas questões são “pegadinhas” que acabam reprovando dos candidatos. Muitas vezes, por causa do nervosismo e da pressa, a pessoa não lê o enunciado direito e acaba errando sem querer.

Para não correr esse risco, recomendamos aprimorar a sua capacidade de interpretação através da leitura diária. Afinal, para você acertar uma determinada questão, é preciso entender o que está sendo solicitado antes, não é mesmo?

3) Atente-se ao tempo disponível

Outra dica interessante para passar na prova teórica da CNH. É conveniente ressaltar que você terá 40 minutos para responder 30 questões, ou seja, é pouco mais um minuto para cada uma delas. Mas fique tranquilo que esse tempo é suficiente.

Acabou de receber a prova? Foque nas questões que achar que tem mais certeza e volte nas mais complicadas ou que te deixaram em dúvida, posteriormente. Esqueça o relógio e concentre-se exclusivamente nas questões.

Se você se afobar e achar que não vai dar tempo de responder tudo, pode acabar se “enrolando” por causa da ansiedade. Outra coisa: não fique perdendo muito tempo tentando adivinhar a resposta de uma questão. Se não sabe, é melhor partir para a próxima.

4) Aproveite ao máximo as aulas teóricas

Mais uma dica valiosa para passar na prova teórica da CNH. O curso teórico obrigatório tem 45 horas/aula que precisam ser cumpridas. Dessa forma, que tal aproveitar esse período em sala de aula para tentar aprender ao máximo os conceitos? Pode ser de grande valia.

Foque a sua atenção nas valiosas informações do instrutor e nos conteúdos que estão sendo apresentados durante cada aula. Além disso, tire o máximo de proveito dos materiais didáticos fornecidos e até das preciosas dicas, que podem ser úteis na hora da prova.

Lembre-se de que todas as suas dúvidas precisam ser sanadas antes de marcar o seu exame teórico no Detran. Ah, não deixe de estudar em casa também, combinado? Isso é importantíssimo para turbinar a sua memorização.

5) Passar na prova teórica da CNH: Faça os simulados

Os simulados de provas teóricas são verdadeiros aliados dos candidatos que querem tirar a CNH. Por meio desse material, é possível conhecer um pouco mais o estilo das questões a dar aquela amenizada no nervosismo no dia da prova.

Mas você não deve se limitar somente ao simulado geral no final do curso teórico ou à realização das provas de cada disciplina. É preciso ir além. Por isso, procure sempre fazer outras provas sobre os assuntos estudados para ficar ainda mais familiarizado com o vocabulário usado nas questões.

Quanto mais você praticar, mais chances terá de passar na prova teórica da CNH. Sendo assim, aproveite os simulados para rever os conceitos que ainda não ficaram tão nítidos em sua mente. Dê uma olhada no site do Detran do seu estado, pois, geralmente, é disponibilizado simulados das provas teóricas anteriores. Boa

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.