Quer economizar energia? Veja 9 aparelhos que você precisa desligar à noite

A conta de energia elétrica tem sido um dos vilões na renda familiar dos cidadãos brasileiros. A seguir, confira maneiras de economizar energia.

Para economizar energia elétrica, é importante atenção a alguns aparelhos com consumo elevado. Além disso, trocar modelos de lâmpada pode auxiliar na redução do preço da conta.

É preciso atenção, no entanto, pois nem todos os eletrodomésticos devem ser desligados com frequência, a exemplo da geladeira. Por isso, separamos alguns que, se desligados na parte da noite, podem economizar energia.

É importante salientar que a conta de energia elétrica não possui taxas extras desde o final da bandeira de escassez hídrica, que durou desde setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Conforme a Aneel, a bandeira verde foi definida em razão das condições favoráveis de geração de energia.

A classificação é realizada de acordo com a produção de energia elétrica, que podem aumentar com a falta de chuva, por exemplo. Para o mês de outubro, a Aneel manteve a bandeira verde, que estava prevista desde abril de 2022.

Aparelhos para desligar à noite

Mesmo quando forem desligados, alguns equipamentos costumam gastar bastante energia. Assim, o ideal é deixá-los sempre desplugados. Confira, a seguir, 9 itens que, se forem desligados durante a noite, vão diminuir a conta de luz:

  1. Computador;
  2. Televisão;
  3. Micro-ondas;
  4. Aparelhos de som;
  5. Lâmpadas;
  6. Carregador de celular;
  7. Fogão;
  8. Rádio;
  9. Secador de cabelo.

Desligar o eletrodoméstico sem tirá-lo da tomada não é o suficiente para economizar energia de maneira eficiente. Isso porque grande parte dos eletrodomésticos foram programados para funcionar em stand by. Isso significa que eles não estarão desligados de verdade, a não ser quando você tirá-lo da tomada.

Maior parte desses itens estará desempenhando uma série de funções mesmo quando você não o utilizar, principalmente aqueles aparelhos com conexão de internet.

Conta de luz mais cara em outubro?

Para outubro de 2022, a Agência definiu que a conta de luz continuará cobrando apenas o nível de energia utilizada ao longo do mês. Dessa forma, não há cobrança de tarifa extra, onde será mantida bandeira verde mais uma vez.

Isso quer dizer que a situação dos reservatórios hídricos está boa, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O cenário está melhor que o mesmo período do ano de 2021, quando a capacidade chegou a apenas 16,75%.

Assim, o governo federal estabeleceu a bandeira de escassez hídrica para conseguir gerar energia em todo o país e evitar que apagões aconteçam.

Dicas para economizar energia

Conta de luz mais barata: 6 dicas para economizar energia
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO.

Uma dica inicial para economizar energia elétrica em casa é não deixar as lâmpadas acesas durante o dia. As lâmpadas de LED podem ser mais caras no mercado, mas oferecem maior durabilidade e desempenho, garantindo uma boa luminosidade para a sua residência.

Outra dica é optar por aparelhos mais modernos, pois os mais antigos tendem a consumir mais energia, com menor desempenho. Assim, modelos mais recentes oferecem um aproveitamento maior.

Os aparelhos eletrodomésticos que utilizam energia para gerar calor, como os chuveiros elétricos, tendem a consumir mais eletricidade do que outros dispositivos.

Em razão disso, banhos longos são inimigos da economia, pois demandam mais potência a longo prazo. Dessa maneira, adote em casa um período reduzido para o banho, para todos os moradores, e aproveite para economizar água da casa.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.