Quer chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn? Veja 5 dicas úteis

O LinkedIn pode ser um aliado na busca por emprego, mas também na recolocação profissional e na pesquisa de contatos, mas é necessário saber aproveitar a plataforma.

Atualmente, o LinkedIn é a maior rede social profissional disponível na internet. Neste sentido, é fundamental que os usuários mantenham seus perfis organizados, atualizados e atrativos para chamar a atenção de recrutadores, assim como de outros bons contatos que podem colaborar na carreira.

Porém, entre tantas funcionalidades, é comum que as pessoas se percam e não saibam como utilizar as ferramentas disponíveis. Sendo assim, o Concursos no Brasil organizou um guia com 5 dicas úteis para transformar e destacar o seu perfil, tornando-o mais do que um portfólio para alcançar a profissão dos sonhos. Confira a seguir:

5 dicas para chamar a atenção de recrutadores no LinkedIn

1) Tenha uma boa apresentação do perfil

As imagens são as informações que mais comunicam quem você é no LinkedIn, porque a foto de perfil e de capa são as primeiras a serem visualizadas por recrutadores e outros contatos. Sendo assim, busque criar impacto a partir dessas duas possibilidades, organizando-as esteticamente.

Para a foto de perfil, é fundamental ter um fundo que não roube a atenção de você mesmo. Neste sentido, é interessante evitar selfies informais ou fotos que você usaria em outras redes sociais, pois o LinkedIn tem função profissional como prioridade.

Desse modo, é interessante pensar em uma fotografia que demonstra personalidade e carisma, mas também profissionalismo, sem parecer uma 3×4 ou uma foto de balada.

Em relação à capa, pense nesse espaço como um produto para transmitir uma mensagem. Opte por frases chamativas, que sintetizem sua missão e objetivo profissional, ou a sua principal crença dentro daquela carreira.

2) Conte sua história

Mais do que conhecer o seu currículo, os recrutadores querem saber quem é você enquanto pessoa e enquanto profissional. Portanto, preencha a seção “Sobre” do seu perfil de modo a criar uma excelente primeira impressão, pois este é o espaço do seu resumo.

Neste momento, é interessante optar por palavras-chaves associadas à sua área de atuação, de conhecimento e habilidades.

3) Selecione um bom título profissional

Logo abaixo do seu nome, existe um campo para selecionar a profissão e área de atuação. Neste espaço, não é necessário informar o seu cargo atual formalmente, pois é possível usar palavras-chave para indicá-lo.

Desse modo, uma boa dica é de forma que seja tanto informativo quanto atrativo. Uma boa opção é colocar as suas áreas de atuação, tentando sintetizar as informações.

4) Informe a sua experiência profissional de maneira atrativa

Preencha o campo da experiência profissional de formas criativas, mas ainda assim profissionais e informativas. Ao invés de fazer como um currículo, elencando por tópicos, uma alternativa é contar um pouco sobre a empresa e sua trajetória.

Preze por ser honesto, e também trazer perspectivas sólidas e palpáveis sobre o que você construiu durante aquele período. Mais do que informar todas as pequenas experiências, selecione aquelas que possuem mais destaque, como eventos que organizou ou projetos que desenvolveu.

5) Adicione seções ao seu perfil

O LinkedIn oferece a possibilidade dos profissionais adicionarem seções relativas a trabalhos voluntários, cursos e certificações, idiomas e outras informações relevantes ao próprio perfil. Além disso, é possível organizar como esses dados serão expostos, tanto na parte textual quanto na ordem que irá aparecer aos visitantes.

Adicionar diferentes seções aumenta a chance do perfil obter mais visualizações, pois o algoritmo do LinkedIn valoriza usuários que utilizam bem a plataforma. Ademais, é uma forma de encontrar pessoas com os mesmos interesses, construindo uma rede mais sólida de referências e contatos.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.