Quem tem tatuagem pode trabalhar em bancos? Veja mitos e verdades

Se você sempre quis fazer carreira em um banco, conheça um pouco mais a respeito da tatuagem no trabalho.

Imagine a seguinte situação: você acaba de ser convocado para uma entrevista de trabalho em um conhecido banco, mas tem algumas tatuagens. Será que a tatuagem no trabalho pode atrapalhar a sua carreira nessa instituição e transformar o sonho em pesadelo?

Elaboramos essa matéria que vai esclarecer definitivamente essa polêmica questão. Continue a leitura e descubra se tatuagem no trabalho em bancos atrapalha ou não altera em nada a sua vida profissional. Bora lá conferir?

Confira mitos e verdades sobre tatuagem no trabalho em bancos

Tatuagens são permitidas em bancos?

Décadas atrás, piercings e tatuagens não eram aceitos e muito menos bem-vistos pelo mercado de trabalho. Empresas de diversos segmentos e bancos em geral simplesmente não admitiam colaboradores tatuados, por mais que o currículo fosse compatível com a vaga em aberto.

Atualmente, as coisas mudaram e a tatuagem no trabalho não tem nenhuma relevância para a organização. Na verdade, o foco dos gestores está mais no valor que o profissional pode agregar no cotidiano da empresa do que no número de tatuagens que ele tem no corpo.

Então, se você sempre quis atuar em algum banco, mas tem receio de não ser admitido por causa da(s) sua(s) tatuagem(s), fique tranquilo que isso não é mais empecilho para que você tenha uma carreira de sucesso.

Posso ser admitido em um banco com qualquer idade?

Sim. Da mesma forma que a tatuagem no trabalho não impede uma admissão, é possível qualquer profissional ser contratado por algum banco, independente da sua idade. A lógica aqui é a mesma: o que realmente importa são as competências do colaborador e não a sua idade, certo?

Se você já passou dos 40 ou 50 anos, tem tatuagem e sonha trabalhar em banco, pode se candidatar sem medo de sofrer preconceito. Aliás, a diversidade dentro do ambiente corporativo é fundamental, em vários aspectos.

Passei em um concurso para um banco público, mas tenho tatuagem. Corro o risco de não ser admitido?

Nenhum. Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, quase por unanimidade, que uma pessoa que tem tatuagem não pode ser impedida de ocupar um cargo público, independente do órgão no qual ela foi aprovada.

Foi estabelecido que, para o candidato fazer um concurso público, ele pode ter tatuagem de qualquer tamanho, seja ela visível ou não. A única exceção é para mensagens ou desenhos de cunho ofensivo, que fazem apologia ao preconceito, racismo, violência ou obscenidades.

Tenho tatuagens em locais visíveis. Posso trabalhar com atendimento ao público em um banco?

Quem tem tatuagem pode trabalhar em bancos? Veja mitos e verdades
Foto: Pexels.

Sim. Como dissemos anteriormente, a tatuagem no trabalho em bancos não interfere em nada a sua carreira profissional. Mesmo que você tenha tatuagens em locais pouco discretos, não pode ser impedido de exercer nenhuma função em um banco, por causa disso.

Na verdade, não existe nenhuma lei que favoreça os bancos nesse sentido. Ou seja, qualquer instituição financeira não pode impedir colaboradores tatuados de trabalhar com o atendimento ao público.

Fui demitido por um banco só por causa de uma tatuagem no trabalho. Isso é permitido?

Se você comprovar que o motivo da sua demissão do banco foi o preconceito por causa da sua tatuagem, pode entrar com uma ação trabalhista na Justiça do Trabalho, solicitando uma indenização por danos morais.

Mas é preciso ter total certeza de que a sua demissão foi unicamente por causa da tatuagem no trabalho. Caso venha à tona outro motivo (plausível), o processo é cancelado automaticamente. Fique atento quanto a isso, fechado?

Almejo ser gerente do banco que trabalho, mas tenho tatuagem. Terei mais empecilhos por isso?

De acordo com a legislação, não. Se você foi admitido recentemente por um banco e já sonha em alcançar a carreira de gerente, mas está com receio por causa da sua tatuagem, fique tranquilo. Isso não pode ser um impeditivo.

Você pode participar do processo seletivo interno para esse cargo quantas vezes quiser. Dependendo das suas competências técnicas e comportamentais, esse sonho pode se tornar uma realidade, mesmo que várias tatuagens façam parte do seu corpo.

E aí, o que achou dos mitos e verdades que envolvem a questão da tatuagem no trabalho? Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.