Quem tem CNH na categoria D pode dirigir quais veículos?

Descubra quais veículos são permitidos conduzir nesta categoria, como tirar a habilitação categoria D e os requisitos necessários.

Muitas vezes as pessoas que estão em busca da primeira habilitação ou motoristas que estão querendo adicionar uma nova categoria à CNH tem dúvidas sobre a categoria D.

Em suma, para dirigir certos veículos você precisa conquistar a CNH D para estar apto a conduzi-los no dia a dia. Vale lembrar que as categorias de habilitação B ou C são requisitos essenciais para quem deseja acrescentar a D.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre a CNH categoria D abaixo.

Tipos de categoria de habilitação

Antes de saber mais sobre a habilitação tipo D, veja quais são as categorias existentes e quais veículos cada uma permite conduzir.

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC): esta categoria permite que os condutores dirijam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Contudo, estes veículos não são capazes de ultrapassar 50 km/h.

CNH A: motoristas com essa habilitação podem dirigir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada; além de poder conduzir ciclomotores da categoria ACC.

CNH B: a categoria B permite que motoristas conduzam automóveis, quadriciclos e motorhomes. Em suma, a permissão é para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros (nove, se contar com o motorista).

CNH C: além de todos os veículos permitidos na categoria B, a habilitação C é destinada a motoristas que desejam dirigir caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. Nesse sentido, são veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.

CNH D: além dos veículos permitidos nas categorias B e C, o motorista com CNH D fica apto a dirigir veículos que transportam mais do que oito passageiros. Esses incluem: ônibus, micro-ônibus e vans.

CNH E: esta categoria permite que o motorista conduza os veículos dos tipos B, C e D, além de carretas e caminhões com reboque e semirreboque articulados. São veículos com unidade acoplada e que ultrapassam 6 toneladas em seu peso bruto total.

O que é categoria D de habilitação?

Em linhas gerais, a CNH D deve ser tirada por motoristas que desejam conduzir veículos de transporte de passageiros. Um exemplo disso são os ônibus de turismo, que só é possível conduzi-los com a habilitação de categoria D.

No entanto, existem algumas regras para dirigir veículos com maior capacidade de pessoas, como ter uma atenção ainda maior a segurança, além de ter algumas noções relacionadas aos direitos do consumidor.

Além disso, os veículos devem passar por manutenções e revisões constantes, bem como os documentos dos automóveis devem estar dia, como IPVA e licenciamento.

Como tirar a habilitação D?

Para acrescentar a habilitação D, a carteira de motorista deve estar em situação regular, ou seja, ela não pode ter sido suspensa ou cassada. O motorista também não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.

Outra coisa que é necessário ter em mente, é que para obter a CNH D é preciso possuir experiência mínima de dois anos na categoria B ou até um ano na C. A boa notícia é que não é obrigatório refazer as aulas e os exames teóricos, pois eles já foram feitos na primeira habilitação, B ou C.

Assim, para obter a CNH D é preciso seguir os mesmos passos de qualquer outro tipo de habilitação (com exceção das aulas e exames teóricos), ou seja, escolher a autoescola do seu interesse, realizar o exame toxicológico, bem como o teste de aptidão física e mental; e por último fazer as aulas e provas práticas.

Quanto custa a CNH D?

O valor da CNH D pode variar de estado para estado. Isso ocorre porque o Detran não determina valores fixos para a obtenção da carteira. Nesse sentido, é preciso ficar atento ao orçamento total disponível para acrescentar essa categoria de habilitação na sua CNH. Por fim, uma informação muito importante é que para obter a CNH D os interessados devem possuir idade acima de 21 anos.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.