Quem foi a primeira brasileira a votar no Brasil? A história dela é incrível

A história da primeira brasileira a votar no Brasil vai além do pioneirismo na história eleitoral do país, como também alcança as outras lutas que ela participou ao longo da vida.

A primeira brasileira a votar no Brasil tem uma história incrível, não somente pelo seu feito que entrou na história como também outras atitudes pioneiras que teve ao longo da vida. Neste sentido, Celina Guimarães Vianna é considerada a primeira eleitora do Brasil, pois realizou o alistamento eleitoral aos 29 anos de idade.

Com a aplicação da Lei número 660, no dia 25 de outubro de 1927, o Rio Grande do Norte tornou-se o primeiro estado brasileiro que estabeleceu a igualdade de sexo para o exercício do sufrágio. Ou seja, para o exercício do direito constitucional de participação nas votações eleitorais do país. Saiba mais a seguir:

Quem foi a primeira brasileira a votar no Brasil?

No dia 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, o nome de Celina Guimarães Vianna integrou a lista dos eleitores do estado. Como consequência, tiveram repercussões mundiais, principalmente porque além de ser a primeira eleitora a votar do Brasil, também foi a primeira eleitora na América Latina.

A sua participação política no processo brasileiro é resultado de uma movimentação mais ampla do movimento feminista brasileiro. O contato das feministas brasileiras com as pessoas no Congresso do Rio Grande do Norte foi essencial para que Celina Guimarães e outras mulheres chegassem a esse marco histórico.

Na época do acontecimento, a legislação eleitoral era decidida individualmente dentro da autonomia de cada estado, pois a Constituição Federal não tinha nenhuma proibição expressa sobre as mulheres votarem. Com a nova lei sobre o serviço eleitoral no Rio Grande do Norte, chegou ao fim a distinção de gênero nas votações.

No mês seguinte, Celina Guimarães Viana deu entrada ao pedido de alistamento eleitoral. O despacho que autorizou sua solicitação considerou que as exigências da lei para tornar-se eleitora estavam sendo seguidas corretamente e dentro dos parâmetros legais do Rio Grande do Norte.

Contudo, o despacho assinado e positivo em relação ao pedido da professora Celina foi um marco por si só. Nessa mesma época, diversas mulheres receberam respostas negativas diante da solicitação do alistamento eleitoral.

Porém, a aprovação da inscrição de Celina Guimarães Viana reacendeu a chama dessas cidadãs em participar das eleições.

Como o primeiro voto feminino aconteceu?

Acima de tudo, o Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro pioneiro na inclusão de mulheres no corpo eleitoral do país por conta de um movimento anterior, e muito mais amplo que Celina Guimarães Viana. Neste caso, é graças ao trabalho da bióloga e educadora feminista Bertha Lutz que ela se tornou a primeira brasileira a votar.

Lutz não somente participou como comandou a luta feminista que regulamentou o projeto da Constituição de 1932. Portanto, defendeu a inclusão do sufrágio feminino como um direito no Brasil inteiro. Porém, figuras importantes na política do estado foram extremamente influentes, como é o caso de Juvenal Lamartine de Faria.

Responsável por ocupar os postos de deputado, senador e governador do Rio Grande do Norte, Faria participou de um tipo de feminismo específico entre as lideranças políticas masculinas.

No período de votação da lei eleitoral que derrubou a divisão de sexos, essa figura enviou uma série de mensagens solicitando que o texto incluísse que ambos sexos poderiam votar.

Por conta disso, o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a incluir as mulheres no colégio eleitoral. Aliás, a primeira votação com participação feminina refere-se à eleição para preenchimento da vaga de senador deixada por Juvenal Lamartine de Faria .

Entretanto, a comissão verificadora do Senado decidiu anular os votos das mulheres do Rio Grande do Norte durante a apuração do resultado eleitoral. Apesar disso, a chama do sufrágio feminino ficou ainda mais forte após Celina Guimarães Viana tornar-se a primeira brasileira a votar no país e uma série de lutas seguiu posteriormente.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.