Qual é o lado “certo” da lixa? Para que serve a parte branca? Entenda

Entender qual é o lado certo da lixa e para que serve a parte branca desse instrumento é fundamental tanto para a estilização da unha quanto para a higiene e saúde das mãos.

A lixa de unha é um dos principais instrumentos nos kits de beleza, principalmente quando o assunto é cuidado e estética com as unhas. Porém, nem todas as pessoas sabem qual é o lado certo da lixa ou para que serve a parte branca dessa ferramenta. No geral, esse conhecimento é fundamental quando se trata de higiene e manutenção das unhas.

Portanto, existem algumas dicas específicas sobre as formas de manter a qualidade e durabilidade da lixa dentro do período máximo de utilização. Em todos os casos, recomenda-se descartar a lixa de unha tradicional, aquela de papel, após 3 ou 4 utilizações. Saiba mais dicas a seguir:

Qual é o lado “certo” da lixa? Para que serve a parte branca?

Em primeiro lugar, a lixa de papel é utilizada para deixar a borda das unhas sem ranhuras, a fim de evitar que a unha quebre ou agarre em alguma outra superfície. No geral, são feitas de areia e possuem duas faces, um mais fino e outro mais grosso por conta da textura natural do material.

Neste caso, o lado mais fino tende a ser a parte branca, e deve ser utilizado para acertar o formato da unha depois de cortar, ou até em casos de quebra. Em contrapartida, o lado mais grosso, que costuma ser colorido ou em um tom de amarelo escuro, é utilizado para as unhas dos pés.

Além disso, o lado fino deve ser utilizado para pequenos ajustes, modelar as unhas quando necessário e também dar aderência antes da esmaltação. O lado grosso pode ser utilizado para reduzir o comprimento das unhas, mas é preferível utilizar um alicate de corte para evitar a degradação acelerada do material. Portanto, não há um lado certo da lixa, somente funções diferentes para cada face.

Comumente, usamos o modelo tradicional de farmácia, que vem em diferentes tamanhos, mas sempre com uma face bege e a outra amarela escuro. Ainda que nem todos saibam, esse tipo de lixa é descartável, e deve ser jogada fora depois de um tempo de uso. Desse modo, evita-se que a lixa perca a eficiência e qualidade.

Ademais, quanto mais a lixa é utilizada, menor fica a superfície de textura e a aspereza do material. Além de poder abrir fissuras nas unhas no cotidiano, causando descamação e quebras inesperadas, esse tipo de material pode causar o acúmulo de bactérias e microrganismos prejudiciais para a saúde da pele e das mãos.

Desde fungos até outras bactérias, esse tipo de questão com a higiene pode afetar o crescimento das unhas, tornando-as mais fracas com o tempo.

Como lixar as unhas corretamente?

A fim de evitar danos à fibra da unha, e também conservar a lixa por mais tempo, deve-se ficar atento a algumas dicas na hora de utilizar o material. Ainda que as profissionais de estética dominem essas técnicas, é importante aprendê-las para as emergências cotidianas, assim não é necessário cortar todas as unhas de uma vez.

Em primeiro lugar, não se deve lixar a unha com movimentos de vai e vem, porque isso gera uma descamação e enfraquecimento da unha. Além disso, fica mais difícil controlar o formato que você deseja fazer, porque durante a adoção desse tipo de movimento com a lixa, grande parte da unha fica coberta.

Sendo assim, a principal dica é sempre passar do canto das unhas para o centro, sempre pensando no polimento e na redução das ranhuras. Quando se trata de executar um polimento mais completo, é preferível utilizar uma lixa específica para isso, e não a tradicional. Assim, é possível ampliar a aderência da unha sem afiná-las ou machucar a mão no processo.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.