Teste de inteligência: qual é a resposta correta deste desafio de lógica?

Testes de inteligência servem para aguçar a capacidade das pessoas de observar, compreender e interpretar uma proposta e chegar a um resultado lógico.

Quem é concurseiro há algum tempo já sabe que a disciplina de raciocínio lógico é muito comum nas provas escritas. Ela avalia não só o conhecimento matemático do candidato, mas também sua capacidade de interpretar a questão. Uma boa maneira de preparar o seu cérebro é por meio de testes de inteligência.

Leia também

Geralmente, eles são compostos por sequências e padrões que não fazem sentido a princípio e, por isso, requerem muita observação para serem desvendados. Na vida de quem presta concurso, é preciso ficar atento a essas pegadinhas. Várias seleções públicas a níveis municipal, estadual e federal cobram conteúdos de raciocínio lógico, como:

  • Polícia Federal;
  • INSS;
  • Tribunais;
  • Receita Federal;
  • Banco do Brasil; e
  • Caixa Econômica Federal.

Faça o teste de inteligência

Tentar fazer esses desafios é importante, não só para quem vai fazer concurso, mas também, para pessoas que querem manter o cérebro ativo. Pensando nisso, o Concursos no Brasil montou um teste de raciocínio para você conferir suas habilidades:

teste de raciocínio, desafio de lógica, teste de inteligência
Foto: Concursos no Brasil / Canva PRO

Resposta do teste de raciocínio

A resposta que você está procurando é 80. Mas, como assim? As operações matemáticas são sempre muito precisas em seus resultados. Tanto que, disso, surgiu o dito popular “tão claro, como 2 + 2 são 4”. No entanto, alguns casos requerem interpretação para ver além do que foi proposto, como é o caso do teste de raciocínio que você acabou de ver.

Normalmente, o resultado de 2 + 4 seria igual a 6 e os das somas seguintes seriam 7, 10 e 12 respectivamente. Entretanto, o desafio propõe algo além do que está escrito: a lógica para chegar às respostas apresentadas é multiplicar os números por eles mesmos e depois somar. Veja como funciona:

  • 2 + 4 = 20;
  • Primeiro você multiplica o 2 por ele mesmo: 2 x 2 = 4;
  • Depois multiplica o 4 também por ele mesmo: 4 x 4 = 16;
  • Por fim, soma os resultados: 4 + 16 = 20.

A mesma regra é aplicada nas demais operações do teste de raciocínio. Sendo assim, para chegar à solução de 8 + 4, você deve:

  • Multiplicar 8 por ele mesmo: 8 x 8 = 64;
  • Multiplicar 4 por ele mesmo: 4 x 4 = 16;
  • Somar os resultados: 64 + 16 = 80.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.