Qual a diferença entre amar e estar apaixonado?

Ainda que pareça meramente simbólico, a diferença entre amar e estar apaixonado é determinante para os rumos de um relacionamento. Acima de tudo, é o que determina o nível de entrega e de comprometimento com o companheiro.

No geral, a diferença entre amar e estar apaixonado está pautada na forma com que a pessoa se sente em relação ao relacionamento e ao parceiro. Neste sentido, não está pautado somente nos aspectos subjetivos ou emocionais porque acaba criando diferentes ações e desejos nos indivíduos. Apesar disso, ambos sentimentos fazem parte da natureza humana.

continua depois da publicidade

Desse modo, saber identificar o amor e a paixão é fundamental para decidir quais são os próximos passos dentro de uma relação. Portanto, deve-se conhecer sobre si mesmo e sobre os sentimentos, pois somente assim será possível agir em equilíbrio com a emotividade e a racionalidade. Mais ainda, esses diferentes estágios demandam comprometimentos distintos. Saiba mais a seguir:

Qual é a diferença entre amor e paixão?

Em primeiro lugar, o amor é caracterizado como um sentimento mais profundo e duradouro. Mesmo que não seja necessariamente estável ou linear, amar alguém depende de um nível de conhecimento, intimidade e confiança que se baseia principalmente na reciprocidade e no desejo de cuidar ou proteger.

Leia também

Por sua vez, a paixão é mais frívola e superficial, uma vez que tem ligação com os impulsos carnais, os desejos sexuais e a busca pelo prazer. Como está relacionada a esses aspectos, estar apaixonado é algo mais intenso, porém passageiro. Comumente, as pessoas apaixonadas estão em um estágio inicial de conhecimento do próximo, onde tudo é belo e encantador.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a diferença principal entre ambos é a durabilidade e nível de comprometimento que estabelecem em um relacionamento. Como o amor parte de um ponto de maior profundidade, entende-se que esse sentimento é mais desenvolvido, porque está associado com a questão da empatia, compreensão, cuidado e carinho.

Em contrapartida, a paixão está relacionada com uma idealização, um desejo ligado ao sexo e sentimentos mais extremos. Por conta disso, diz-se que quem está apaixonado pode partir da felicidade absoluta para uma tristeza profunda, porque não há um meio-termo no vigor das emoções envolvidas.

continua depois da publicidade

Quais são as características de cada sentimento?

1) Amor

O amor envolve uma relação de subjetivação, onde o outro é compreendido como um sujeito completo em toda a sua complexidade. Em outras palavras, isso quer dizer que o sentimento existe independente dos defeitos, qualidades, dificuldades e desafios porque existe um conhecimento verdadeiro sobre essas questões.

Portanto, estar amando demanda compreender as particularidades do parceiro. Porém, significa que há mais companheirismo, reciprocidade e paciência. No amor, existe uma interdependência onde ambos encontram um ritmo comum para conviver.

O significado do amor está relacionado diretamente com o cuidado de si mesmo e do próximo, porque os traços mais básicos estão relacionados com a proximidade, o afeto comum e a preservação dessa conexão. Como não parte do espaço da idealização, as pessoas conseguem se enxergar verdadeiramente, e passam a trabalhar em cima da realidade.

continua depois da publicidade

Para além do amor romântico, deve-se considerar as outras manifestações desse sentimento. Neste caso, o amor pode se manifestar de maneira semelhante entre pais e filhos, entre irmãos e até entre amigos. Sobretudo, o que importa nas relações onde o amor está envolvido é a valorização e continuidade a longo prazo.

2) Paixão

A princípio, a paixão está pautada na perspectiva da objetivação, porque o outro é compreendido como uma coisa e não como um indivíduo pleno em sua existência. Dessa maneira, entende-se o companheiro como uma fonte de devoção ou um objeto de satisfação dos prazeres, tanto os carnais quanto os materiais ou afetivos.

Como consequência dessas características da paixão, quando um indivíduo está apaixonado é comum que haja uma idealização constante da pessoa e projeção da perfeição. Não atoa, as pequenas frustrações e quebras de expectativas podem abalar completamente a estrutura do relacionamento.

Por se tratar de um sentimento pautado na intensidade, estar apaixonado parece um passeio de montanha-russa. Em outras palavras, acontecem alterações de humor, mudanças de planos e alterações nas prioridades em um ritmo que pode ser prejudicial para a convivência.

Porém, é possível entrar no amor a partir da paixão, desde que as partes envolvidas consigam ser realistas com os próprios sentimentos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade