Quais são as melhores profissões para cada tipo de personalidade?

Escolher a carreira profissional de acordo com a personalidade é de grande valia para se acertar em cheio.

Uma das escolhas mais difíceis para quem acabou de se formar no ensino médio diz respeito a carreira profissional. Para te ajudar com isso, selecionamos os principais tipos de personalidade que podem te ajudar a definir a profissão que mais combina com cada uma delas, de acordo com o seu perfil. Continue a leitura e minimize as suas chances de erro.

Quais são os tipos de personalidade?

Segundo a psicologia, existem oito traços que são cruciais para determinar diversos tipos de personalidades distintas. Confira quais são:

  1. Extroversão (E);
  2. Introversão (I);
  3. Sensação (S);
  4. Intuição (N);
  5. Pensamento (T);
  6. Sentimento (F);
  7. Julgamento (J);
  8. Percepção (P).

Fazendo uma combinação desses eixos, pode-se identificar os tipos de personalidade e a profissão que mais combina com as características de cada pessoa.

E quais são os melhores cargos para cada tipo de personalidade?

1) ISFJ – Defensor

Se você tem muita empatia pelo próximo e preocupação com o bem-estar alheio, além de não se importar em gastar o seu tempo e energia para se dedicar aos cuidados com outras pessoas, pode investir em carreiras como enfermagem, assistência social e gestão ambiental.

2) ISFP – Aventureiro

Pessoas que possuem esse tipo de personalidade são descontraídas, sensíveis, inovadoras e ousadas. Se esse é o seu perfil profissional, as áreas da gastronomia, música, artes plásticas, moda e design são as mais recomendadas.

3) INTJ – Arquiteto

Quem é extremamente confiante tem uma grande capacidade de superar desafios, muita agilidade, é regido pelo pensamento lógico, independência e determinação, pode se dar bem exercendo profissões como advogado, engenheiro, cientista e administrador de empresas.

4) ISTJ – Logístico

Esse tipo de personalidade tem como características a responsabilidade, senso de realidade, persuasão, organização e comprometimento. Se você tem esse perfil e sabe se expressar assertivamente, pode investir nas áreas de auditoria, educação, contabilidade e pesquisas científicas.

5) ISTP – Virtuoso

Engenharia mecânica, economia, tecnologia da informação e pilotagem são áreas que exigem bastante conhecimento técnico. Se o medo de tentar coisas novas, superar limites e desbravar algo ainda pouco explorado, não fizer parte da sua vida, pode investir pesado nessas rentáveis profissões.

6) INFJ – Advogado

Pessoas criativas, idealistas, altruístas e inspiradoras são perfeitas para ganhar a confiança alheia, em qualquer tipo de situação. Por isso, elas podem se dar bem atuando como médicos, dentistas, psicólogos, assessores de imprensa, professores e assistentes sociais.

7) ENFJ – Protagonista

Esse tipo de personalidade diz respeito a pessoas que têm bastante carisma, espírito de liderança e transmitem confiança para outras. Se você acredita que tenha tais características, pode conquistar uma carreira de sucesso trabalhando como representante de vendas, político, coach, treinador, diplomata ou professor.

8) INTP – Lógico

Extremamente analistas e objetivos, pessoas com esse perfil estão sempre buscando conhecimento para inovar e acreditam que precisam ter o domínio de habilidades que envolvam raciocínio lógico.

Por isso, as carreiras de arquitetura e urbanismo, engenharia, física, química, matemática e ciências da computação são as mais indicadas.

9) ENTP – Inovador

Diferentemente de outros tipos de personalidade citados aqui, pessoas com esse perfil profissional são curiosas, originais e têm um alto nível de perspicácia.

Pelo fato de terem bastante afinidade com tudo que envolve criação e desenvolvimento, elas são consideradas ideais para trabalhar na área de design, publicidade e propaganda e marketing.

10) ESFP – Animador

Pessoas mais energéticas, entusiasmadas, com excelentes habilidades interpessoais, espontâneas e bem-humoradas, se encaixam nesse tipo de perfil profissional.

Por isso, se você se identificou com tais qualidades, pode se dar muito bem nas áreas de ciências políticas, relações públicas, artes e vendas em geral.

11) ESTP – Empresário

Ousadia, inteligência exacerbada, disposição, ousadia e coragem para assumir riscos são as principais qualidades dos profissionais que pertencem a esse grupo.

Além disso, eles ainda têm uma grande capacidade de atingir os objetivos por meio da enorme influência pessoal e alto nível de sociabilidade. Sendo assim, carreiras como executivo de negócios, analista de marketing, relações públicas e corretor de imóveis, são as mais indicadas.

12) ENFP – Ativista

Esse tipo de personalidade tem como principais características a criatividade, positivismo, popularidade e curiosidade.

Além disso, pessoas com esse perfil profissional são extremamente amistosas, sabem se expressar com clareza, gerenciar conflitos, motivar equipes e identificar talentos em potencial no mercado. Direito, jornalismo, política e psicologia são as áreas mais indicadas.

O que você achou das melhores profissões para cada tipo de personalidade que foram citadas nesse artigo? Independente do seu perfil, o mais importante é que você se identifique com a sua área escolhida. Desejamos boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.