Proibido: 5 lugares em que você não pode usar bicarbonato

Bicarbonato de sódio é um grande ajudante do dia a dia, entretanto, existem lugares em que não é aconselhável usá-lo. Confira!

O bicarbonato de sódio é um item de fácil acesso e presente em vários lares brasileiros. A substância alcalina, de pH alto e neutralizante de odores, gorduras e sujeiras de difícil remoção, possui várias propriedades que tornam o bicarbonato um grande aliado na limpeza da cozinha de casa.

Leia também

As propriedades do bicarbonato vão além, fazendo dele um ótimo produto para higienização da pele, limpeza de paredes e outras superfícies, para redução de mau cheiro e inclusive para desentupir ralos.

Entretanto, existem alguns lugares em que não é aconselhável usar o bicarbonato, por ele possuir algumas limitações. Nesse sentido, o Concursos no Brasil traz para você 5 lugares em que não se pode usar o bicarbonato. Confira.

Lugares em que não se pode usar o bicarbonato

1 – Para limpar e polir panelas

O bicarbonato é um grande aliado da limpeza doméstica, sendo indicado para limpar panelas em geral. Entretanto, ele não pode ser usado em panelas de alumínio. O problema é que o bicarbonato reage com o alumínio, o que ocasiona em manchas e desbotamento, além de diminuir a vida útil da panela.

2 – Para acabar com o cheiro da geladeira

Estudos indicam que o bicarbonato pode até ser um bom aliado para neutralizar ou para agir na redução de odores dentro da geladeira. Entretanto, nem sempre o bicarbonato consegue reagir com os causadores do cheiro ruim, o que o torna ineficaz para retirar os odores que aparecem no refrigerador.

3 – Para apagar focos de incêndio

O bicarbonato é um dos componentes da solução química presente em extintores de incêndio, isso é verdade. No entanto, não pode ser utilizado sozinho para apagar chamas, por não possuir a mesma intensidade e força da solução química presente em extintores.

Nessas situações que podem gerar algum tipo de perigo, é melhor recorrer às autoridades competentes e entrar em contato com os bombeiros, para que o fogo seja apagado de maneira correta, sem que existam maiores prejuízos físicos ou materiais.

4 – Para substituir fermento em pó

Algumas pessoas costumam utilizar o bicarbonato em receitas culinárias. No entanto, mesmo que possam parecer ser a mesma coisa, bicarbonato e fermento são coisas diferentes. Embora ambos produzam dióxido de carbono, o bicarbonato reage com ácidos já encontrados em alimentos (soro de leite ou iogurte) e produz o efeito do fermento.

Nesse sentido, mesmo que pareça um super fermento, usar bicarbonato para fazer alimentos não é o ideal, por não conseguir entregar o resultado esperado.

5 – Para retirar acnes

O bicarbonato é um item amplamente usado na indústria de cosméticos, estando presente em desodorantes, cremes e shampoos para os cabelos. Entretanto, por ser uma substância com grande teor alcalino, ela não é indicada para o tratamento dessas erupções na pele.

A pele humana apresenta pH de 5,5, justamente por substâncias naturais encontradas no suor, que são ácidas. Nesse sentido, o bicarbonato pode alterar o pH natural da pele, o que influencia na proliferação de bactérias.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.