Proibido: 5 coisas que você nunca deve fazer com a sua air fryer

As comidas feitas nas novas fritadeiras usam até 80% menos óleo, podendo ser feito praticamente qualquer alimento, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar esse aparelho.

Desde que surgiram as airfryers, muito se falou sobre seus usos e benefícios, já que são aparelhos que utilizam o ar quente para fritar os alimentos de forma saudável.

Entre as muitas vantagens que essas panelas fritadeiras apresentam estão a facilidade de uso e limpeza, a não emissão de odores de fritura e a redução da ingestão de gordura e colesterol dos alimentos fritos em óleos.

Apesar disso, seu sistema de cozimento as torna incompatíveis com certos alimentos, por isso devemos ter certos cuidados para que a preparação da refeição não termine em desastre.

Veja abaixo 5 coisas que você nunca deve fazer com a sua air fryer:

1. Sobrecarregar a fritadeira

Assim como outros utensílios de cozinha, as airfryers possuem uma capacidade máxima, dependendo do tamanho do equipamento. Essa informação consta no manual, mas também deve estar marcada no recipiente onde o alimento é colocado. A ideia é que ele não entre em contato com a fonte de calor, que fica na parte superior do equipamento.

2. Usar muito óleo

Por haver uma fonte de calor intenso dentro de casa, deve-se tomar cuidado para não usar mais óleo do que a receita indica, para evitar que sirva de combustível para um incêndio acidental. Lembre-se que o objetivo da fritadeira é reduzir o uso desse ingrediente.

3. Colocá-la perto de outros objetos

Posicione sua fritadeira em um local ventilado e bem nivelado, com espaço suficiente ao seu redor. Ou seja, evite grudá-la demais em outros objetos ou em uma borda ou desnível. Evite também colocar objetos em cima ou embaixo do aparelho, pois a fritadeira pode esquentar bastante.

4. Cozinhar alimentos inteiros e líquidos

Você pode cozinhar carnes temperadas e muito mais, desde que escorra bem os alimentos antes de colocá-los na air fryer. No entanto, pedaços grandes de carne não ficarão totalmente cozidos, portanto, é aconselhável cortá-lo em bifes, pois as fritadeiras sem óleo não têm a potência necessária para assar a carne.

O que definitivamente você não deve fazer é colocar qualquer líquido diretamente na panela. Sopas, cremes, feijões, caldos ou colocar alimentos muito úmidos ou que necessitem de muita água para cozinhar são proibidos, pois além de sujar a fritadeira, podem danificá-la.

Mas se mesmo assim quiser tentar cozinhar algo líquido, pode fazê-lo em um recipiente que aguente altas temperaturas ou usando papel alumínio.

5. Cozinhar grãos e alimentos incompatíveis com a panela

Arroz, macarrão e legumes também não devem ser preparados na air fryer, pois os métodos de cozimento que exigem não são muito compatíveis com os de uma fritadeira. Além disso, você obteria uma textura e sabor muito diferentes do que procura.

Outra coisa que você deve evitar fazer em sua air fryer é cozinhar temperos soltos, como sementes ou grãos, pois eles podem penetrar na máquina e quebrá-la.

Por fim, é possível introduzir vegetais de alta consistência, como brócolis, aspargos ou cenouras para fritá-los, mas tenha muito cuidado. Com exceção das mencionadas acima, as folhas verdes como espinafre ou alface não podem ser cozidas, pois acabariam estragando e não seria aconselhável comê-las assim.

Como usar corretamente a air fryer?

Além de cozinhar os alimentos indicados para este aparelho, em geral, é aconselhável limpar a air fryer após cada cozimento. Desta forma evitará que sujeira como restos de comida e gordura se acumulem nas suas peças.

Então, se você deseja que sua fritadeira funcione e cozinhe como nova, limpe-a após cada cozimento. Lembre-se que a air fryer não precisa de óleo para cozinhar, então você evita em grande parte as temidas manchas de gordura e o seu rápido desgaste.

Na dúvida, consulte o manual do aparelho

Um produto de qualidade costuma ter garantia de uso; um certificado que garante que é um produto que passou por um controle de qualidade para evitar qualquer inconveniente. Mas isso também nos ajuda a resolver qualquer problema técnico dentro do prazo que rege a garantia do produto, e em estabelecimentos autorizados.

Além disso, todos os equipamentos possuem um manual de instruções com informações de como usá-lo corretamente e do que não fazer com o aparelho. Leia sempre este manual, não só da air fryer, mas de todos os seus eletrodomésticos; e assim evitará qualquer situação de risco.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.