Profissões humanitárias: confira 7 opções para quem gosta de ajudar pessoas

Sempre sonhou em atuar em uma área que seja possível ajudar as pessoas? Conheça sete profissões humanitárias e faça a escolha certa para a sua vida profissional.

Na hora de fazer a opção por uma carreira, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Por exemplo, quem gosta de ajudar as pessoas precisa escolher uma área que possibilite a conciliação do sucesso profissional com a satisfação pessoal. Essa matéria selecionou sete profissões humanitárias consideradas ideais para quem tem vontade de se dedicar ao próximo.

Analise cada uma delas e escolha aquela que tiver mais afinidade. Lembre-se de que o seu perfil profissional precisa estar bem alinhado com as atividades que fazem parte da rotina de cada função. Confira.

Profissões humanitárias

1) Psicólogo

Essa é uma das profissões humanitárias mais conhecidas. O Psicólogo é o responsável por ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas de ordem emocional e a se conhecerem melhor. Ele consegue fazer os pacientes enfrentarem os seus medos e a superar os obstáculos do dia a dia.

Esse profissional pode atuar na iniciativa privada, no setor de Recursos Humanos de uma empresa, por exemplo, ou como autônomo. É possível abrir o seu próprio consultório e atender os pacientes em casa mesmo. O Psicólogo também pode trabalhar realizando consultas online.

2) Profissões humanitárias: Médico

A principal função de um Médico é tratar doenças e sugerir alternativas para curá-las. Ele atua na investigação dos sintomas das enfermidades dos seus pacientes com o objetivo de identificar as prováveis causas das mesmas. Esse profissional também pode realizar cirurgias de baixa, média e alta complexidade.

Ele pode atuar em clínicas particulares, hospitais, empresas privadas (como Médico do Trabalho, por exemplo) centros de saúde, clubes esportivos e até academias. Se você tem o perfil para exercer essa profissão e gosta de ajudar pessoas, pode apostar nela sem medo.

3) Assistente Social

Mais uma das profissões humanitárias. Esse profissional tem a missão de reintegrar os indivíduos à sociedade novamente e promover o bem-estar da população. Além disso, o Assistente Social também viabiliza o acesso das pessoas menos favorecidas à educação, saúde, previdência social, moradia e outras políticas sociais de interesse público.

Ele pode atuar em empresas privadas, universidades particulares e até em órgãos públicos (desde que seja aprovado em um concurso). Quem tem prazer em ajudar os cidadãos a lutarem pelos seus direitos, essa carreira deve ser amplamente cogitada.

4) Nutricionista

O Nutricionista faz um estudo completo dos alimentos e dos efeitos que eles causam no organismo humano. Esse profissional orienta os pacientes sobre como deverá ser a alimentação no dia a dia e elabora uma dieta saudável e personalizada para cada um deles, de acordo com os seus objetivos e condições de saúde.

É possível atuar em clínicas de emagrecimento, academias, hospitais, centros de estética, restaurantes e até na indústria alimentícia. Quem faz questão de ajudar as pessoas a ter um estilo de vida mais saudável por meio da dieta, também pode se arriscar a exercer essa profissão.

5) Advogado

Outra das profissões humanitárias. Profissionais formados em Direito se dedicam a resolver os mais variados tipos de conflitos, sempre com base na legislação vigente de um país. Ou seja, um Advogado trabalha para promover a ordem e a paz entre as pessoas da nossa sociedade.

Ele pode atuar tanto na esfera pública quando na privada. Se você sempre quis lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos, se tornar um Advogado pode ser uma opção de carreira interessante.

6) Profissões humanitárias: Fisioterapeuta

Esse profissional trabalha ajudando as pessoas que têm dores crônicas ou que sofreram traumas musculares a restabelecerem os movimentos do corpo. O Fisioterapeuta aplica diversas técnicas, realiza massagens e implementa outros tipos de tratamentos para prevenir e tratar lesões em geral.

A maioria desses profissionais trabalha de forma autônoma, prestando serviço em clínicas, hospitais, asilos, casas de repouso e centros de reabilitação. Se você é uma pessoa persistente para ajudar os pacientes a alcançarem os seus objetivos, essa profissão é indicada.

7) Enfermeiro

A última das profissões humanitárias da nossa lista. O trabalho de um Enfermeiro consiste em prestar todos os cuidados no que tange a saúde dos pacientes em geral. Esse profissional realiza os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos via oral ou venosa e prepara os pacientes para a realização de exames e cirurgias.

Se você sempre sonhou em atuar nessa profissão e tem maturidade emocional para confortar pacientes em situações estressantes (que envolvem a saúde) ou de fragilidade, pode apostar nela. Hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde e empresas privadas são as principais contratantes.

Qual das profissões humanitárias você acredita que tem o perfil mais compatível? Independente da sua escolha, o mais importante é que você tenha paixão em ajudar as pessoas e que o seu trabalho agregue valor no dia a dia da organização na qual presta serviço. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.