Profissões humanitárias: confira 7 opções para quem gosta de ajudar pessoas

Sempre sonhou em atuar em uma área que seja possível ajudar as pessoas? Conheça sete profissões humanitárias e faça a escolha certa para a sua vida profissional.

Na hora de fazer a opção por uma carreira, alguns aspectos devem ser levados em consideração. Por exemplo, quem gosta de ajudar as pessoas precisa escolher uma área que possibilite a conciliação do sucesso profissional com a satisfação pessoal. Essa matéria selecionou sete profissões humanitárias consideradas ideais para quem tem vontade de se dedicar ao próximo.

continua depois da publicidade

Analise cada uma delas e escolha aquela que tiver mais afinidade. Lembre-se de que o seu perfil profissional precisa estar bem alinhado com as atividades que fazem parte da rotina de cada função. Confira.

Profissões humanitárias

1) Psicólogo

Leia também

Essa é uma das profissões humanitárias mais conhecidas. O Psicólogo é o responsável por ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas de ordem emocional e a se conhecerem melhor. Ele consegue fazer os pacientes enfrentarem os seus medos e a superar os obstáculos do dia a dia.

Esse profissional pode atuar na iniciativa privada, no setor de Recursos Humanos de uma empresa, por exemplo, ou como autônomo. É possível abrir o seu próprio consultório e atender os pacientes em casa mesmo. O Psicólogo também pode trabalhar realizando consultas online.

continua depois da publicidade

2) Profissões humanitárias: Médico

A principal função de um Médico é tratar doenças e sugerir alternativas para curá-las. Ele atua na investigação dos sintomas das enfermidades dos seus pacientes com o objetivo de identificar as prováveis causas das mesmas. Esse profissional também pode realizar cirurgias de baixa, média e alta complexidade.

Ele pode atuar em clínicas particulares, hospitais, empresas privadas (como Médico do Trabalho, por exemplo) centros de saúde, clubes esportivos e até academias. Se você tem o perfil para exercer essa profissão e gosta de ajudar pessoas, pode apostar nela sem medo.

continua depois da publicidade

3) Assistente Social

Mais uma das profissões humanitárias. Esse profissional tem a missão de reintegrar os indivíduos à sociedade novamente e promover o bem-estar da população. Além disso, o Assistente Social também viabiliza o acesso das pessoas menos favorecidas à educação, saúde, previdência social, moradia e outras políticas sociais de interesse público.

Ele pode atuar em empresas privadas, universidades particulares e até em órgãos públicos (desde que seja aprovado em um concurso). Quem tem prazer em ajudar os cidadãos a lutarem pelos seus direitos, essa carreira deve ser amplamente cogitada.

4) Nutricionista

O Nutricionista faz um estudo completo dos alimentos e dos efeitos que eles causam no organismo humano. Esse profissional orienta os pacientes sobre como deverá ser a alimentação no dia a dia e elabora uma dieta saudável e personalizada para cada um deles, de acordo com os seus objetivos e condições de saúde.

continua depois da publicidade

É possível atuar em clínicas de emagrecimento, academias, hospitais, centros de estética, restaurantes e até na indústria alimentícia. Quem faz questão de ajudar as pessoas a ter um estilo de vida mais saudável por meio da dieta, também pode se arriscar a exercer essa profissão.

5) Advogado

Outra das profissões humanitárias. Profissionais formados em Direito se dedicam a resolver os mais variados tipos de conflitos, sempre com base na legislação vigente de um país. Ou seja, um Advogado trabalha para promover a ordem e a paz entre as pessoas da nossa sociedade.

Ele pode atuar tanto na esfera pública quando na privada. Se você sempre quis lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos, se tornar um Advogado pode ser uma opção de carreira interessante.

6) Profissões humanitárias: Fisioterapeuta

Esse profissional trabalha ajudando as pessoas que têm dores crônicas ou que sofreram traumas musculares a restabelecerem os movimentos do corpo. O Fisioterapeuta aplica diversas técnicas, realiza massagens e implementa outros tipos de tratamentos para prevenir e tratar lesões em geral.

A maioria desses profissionais trabalha de forma autônoma, prestando serviço em clínicas, hospitais, asilos, casas de repouso e centros de reabilitação. Se você é uma pessoa persistente para ajudar os pacientes a alcançarem os seus objetivos, essa profissão é indicada.

7) Enfermeiro

A última das profissões humanitárias da nossa lista. O trabalho de um Enfermeiro consiste em prestar todos os cuidados no que tange a saúde dos pacientes em geral. Esse profissional realiza os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos via oral ou venosa e prepara os pacientes para a realização de exames e cirurgias.

Se você sempre sonhou em atuar nessa profissão e tem maturidade emocional para confortar pacientes em situações estressantes (que envolvem a saúde) ou de fragilidade, pode apostar nela. Hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde e empresas privadas são as principais contratantes.

Qual das profissões humanitárias você acredita que tem o perfil mais compatível? Independente da sua escolha, o mais importante é que você tenha paixão em ajudar as pessoas e que o seu trabalho agregue valor no dia a dia da organização na qual presta serviço. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade