Por que manter a rotina de sono é importante para quem estuda?

Está estudando freneticamente para as provas do concurso? Conheça os motivos pelos quais manter a rotina de sono pode deixar a sua aprovação mais próxima.

Você passa muitas horas estudando todos os dias? Disciplina, dedicação e foco são fundamentais para que o concurseiro tenha mais chances de passar nas provas do certame. Mas existe outro fator que também tem relevância em todo esse processo: a rotina de sono.

Essa matéria vai te mostrar por que ela é importante, para que você não seja vencido pelo cansaço, justamente na hora de estudar. Afinal de contas, não ter hora para dormir ou não definir um horário para encerrar os estudos, não é o mais recomendado. Confira.

Vantagens de manter a rotina de sono

1) Reduz o estresse

Esse talvez seja um dos principais benefícios de manter a rotina de sono, principalmente para quem estuda. Você sabia que, durante o sono, o nosso organismo reduz a produção de adrenalina e cortisol, que são as duas substâncias responsáveis pelo estresse? É verdade.

Mas isso só acontece efetivamente com aquele concurseiro que vai para cama e se levanta todos os dias nos mesmos horários. Quem vai dormir cada dia em um horário diferente pode desregular o seu relógio biológico. Aí o estresse chega mesmo.

Por isso, se você está com os nervos à flor da pele com todos ao seu redor, ter uma rotina de sono pode te ajudar a dar aquela aliviada no estresse, que tanto prejudica a sua produtividade nos estudos. Pode apostar.

2) Controla o apetite

Tem muito concurseiro por aí que não sabe que manter uma rotina de sono pode auxiliar no controle do apetite. Por isso, se você ultimamente está comendo sem parar e ganhando peso, observe como estão as suas noites de sono, de uns tempos para cá.

Segundos os especialistas, o sono auxilia na regulação dos hormônios que controlam o apetite. Por isso, quando você não dorme o suficiente para o seu organismo se recuperar, a vontade de consumir alimentos com excesso de calorias, gorduras ou açúcar aumenta consideravelmente.

O ideal é que você durma entre sete e nove horas, todas as noites, de preferência indo para cama e se levantando sempre nos mesmos horários. Dessa forma, o corpo se acostuma e passa a exigir menos quantidades de alimentos. O seu rendimento nos estudos será outro, já que uma digestão demorada pode provocar sonolência.

3) A rotina de sono melhora o humor

Como está o seu humor ultimamente, concurseiro? Se ele não está lá essas coisas e você vive brigando ou discutindo com os outros, mesmo sem motivos, pode ser que o seu sono seja o culpado pelo seu aborrecimento diário.

Um cérebro cansado prejudica a produção do hormônio responsável por regular o nosso humor, conhecido como serotonina. Pessoas que não sofrem de insônia e conseguem manter uma rotina de sono, geralmente não apresentam transtornos de humor.

Quando dormimos as horas necessárias (sempre nos mesmos horários, tá?) para o descanso efetivo do corpo e da mente, o nosso senso de humor pode ficar nas alturas. Você pode ter até mais facilidade para lidar com os desafios da rotina de estudos.

4) Beneficia a memória

Outra vantagem de manter uma rotina de sono. Quando o concurseiro adota esse hábito, o seu cérebro consegue processar as informações que foram aprendidas com mais eficiência. É durante a fase REM do sono que as nossas memórias adquiridas recentemente ficam retidas na mente.

Por isso, se você ainda não estipulou horários para ir para a cama e se levantar ou dorme menos do que cinco horas por noite, todos os conteúdos que acabou de estudar podem não ficar armazenados como deveriam em seu cérebro.

Lembre-se de que a mente humana precisa estar revigorada para conseguir assimilar tudo aquilo que precisa. E só se consegue essa “proeza” tendo um sono que promova o descanso total desse órgão.

5) Aperfeiçoa o raciocínio

A falta de sono prejudica a nossa cognição, atenção e até a tomada de decisões, no dia a dia. Quem sofre de insônia, por exemplo, pode ter mais dificuldade para solucionar problemas que envolvem matemática ou lógica.

Por isso, manter a rotina de sono também melhora o raciocínio do concurseiro. Promover o relaxamento e o descanso do organismo, durante as noites, pode te fazer raciocinar com mais velocidade, principalmente na hora de estudar disciplinas da área de Ciências Exatas.

E não se pode duvidar de que um raciocínio a todo vapor tem a sua importância na hora de aprender e, principalmente, de assimilar conteúdos que poderão cair nas provas de um concurso, não é verdade?

Viu por que manter a rotina de sono pode deixar o concurseiro mais perto da aprovação? Agora é adotar esse hábito e manter o foco nos estudos. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.