Por que fazer uma confraternização da empresa? Veja 3 motivos

A confraternização da empresa pode parecer uma responsabilidade extra para os funcionários e empregadores, mas existem bons motivos para investir nessa estratégia.

No geral, a confraternização da empresa acontece em períodos comemorativos, como as festas de final de ano. Em alguns casos, pode ser realizada como forma de comemorar grandes conquistas. Porém, nem todos os funcionários e empregadores acham esse tipo de investimento interessante.

Apesar disso, existem 3 motivos que explicam por que fazer uma confraternização da empresa é uma estratégia positiva para os negócios. Saiba mais informações a seguir:

3 motivos para investir em uma confraternização da empresa

1) Fortalece a conexão e a confiança entre a equipe

A confraternização da empresa é um momento descontraído, sem a formalidade que existe no escritório e nas reuniões virtuais, por exemplo. Sendo assim, é a oportunidade de se aproximar dos colegas de trabalho, conversar amenidades e estreitar relações.

Mais do que pensar sobre trabalho, metas, vendas, planos a longo prazo e outras questões, esse é o momento de se conectar com a equipe. Portanto, não é o melhor evento para tratar sobre negócios, considerando que se trata de uma socialização, e não um simpósio.

Com o fortalecimento da conexão, a consequência direta é um aprofundamento nas relações. Assim, pode-se esperar uma melhora no desempenho, uma vez que a equipe passará a confiar mais em si mesma.

Esse é o momento ideal para que gerentes, coordenadores e diretores mostrem um lado que não conseguem dentro da rotina. Sendo assim, opte por se abrir aos funcionários para quebrar a imagem de autoritarismo que acompanha o seu cargo.

2) Valorização da equipe

Toda confraternização da empresa envolve um investimento significativo para que a experiência seja agradável e de qualidade. Neste sentido, será necessário movimentar alguma verba para conseguir alugar um espaço ou organizar um jantar para toda a equipe, por exemplo.

Ainda que pareça oneroso, o segundo motivo pela qual as empresas deveriam investir nesse tipo de evento dialoga diretamente com a percepção do funcionário sobre a companhia. Ou seja, ao investir em uma confraternização, há também a valorização da equipe.

Além da organização do próprio encontro, pode-se optar por ações com premiações e sorteios para aumentar a estima da equipe. Os prêmios podem envolver cestas com itens de clientes, bonificação em dinheiro, viagens e outras vantagens que a empresa consiga negociar.

No entanto, o objetivo aqui não é alimentar rivalidades, mas sim o senso de trabalho conjunto e apreço individual pelo trabalho de cada funcionário. Em um time de vendas, é interessante utilizar desse tipo de estratégia para aqueles que alcançaram as suas metas ao longo do ano.

Mais do que valorizar o time e os vendedores, um senso de responsabilidade pode surgir como consequência. Em outras palavras, as iniciativas de valorização poderão incentivar outros membros a buscarem ainda mais o cumprimento de seus objetivos dentro da empesa.

Caso seja possível, é sempre interessante ir além do material e investir em discursos de agradecimento. Desse modo, os gestores conseguem humanizar a administração da equipe e engajá-los ainda mais na cultura da empresa.

3) Estimula o networking e a comunicação interna

A confraternização da empresa é uma ótima oportunidade de quebrar o gelo e conhecer outros membros da equipe de funcionários. Neste evento, pode-se conhecer melhor as pessoas que auxiliam a produção cotidiana, desde a equipe de limpeza até os presidentes e diretores.

Através de estratégias como mesas planejadas, ações coletivas, atividades de grupo e outras iniciativas, a empresa consegue estimular o networking e a comunicação interna. Consequentemente, os funcionários aprendem a dialogar com mais qualidade.

Além disso, poderão aprender de maneira informal e sem imposição quem são as pessoas envolvidas em diferentes pontas do trabalho. Posteriormente, na rotina profissional, saberão quem acionar e criarão mais autonomia de seus gestores.

Dessa maneira, a comunicação interna criada na confraternização permitirá a melhor distribuição de responsabilidades e menos acúmulo de funções. Para os funcionários, o networking será valioso a longo prazo, principalmente para ampliar a rede de contatos na própria profissão.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.