Por que as janelas traseiras de muitos carros não abrem até o final?

Em certos modelos até é possível abrir completamente os vidros laterais do banco traseiro, mas a maioria dos veículos não permite isso. Saiba por quê.

Já reparou que as janelas traseiras laterais dos carros não abrem até o final? Se você acha que se trata de um defeito de fábrica incorporado ao cotidiano ou, pelo contrário, de uma medida de segurança dos fabricantes para os passageiros, sobretudo crianças, poderá ficar surpreso com o motivo pelo qual a maioria dos vidros não abre completamente, ao contrário do que ocorre com as janelas dianteiras.

continua depois da publicidade

Para onde vai o vidro do carro quando você abre a sua janela? É a resposta a essa pergunta que revela também a razão simples pela qual a maioria dos veículos de passeio não permite a abertura total das janelas.

Por que não é possível abrir completamente a janela de trás?

Leia também

Isso acontece basicamente porque não há lugar suficiente para acomodar o vidro quando a janela lateral traseira abaixa.

Ao reparar a lateral externa de um carro comum de quatro portas, é possível constatar facilmente que as dianteiras apresentam formato regular ou próximo disso – o que permite uma extensão plana para que as janelas da frente deslizem sem empecilhos. Nesses veículos de passeio, as rodas ficam à frente das portas.

continua depois da publicidade

Já as portas de trás do carro geralmente são curvas ou inclinadas, com o objetivo de garantir espaço adequado para acomodar as rodas traseiras, que dividem um pouco de espaço com a área da janela.

Esse formato interfere diretamente no caminho que as janelas traseiras percorrem ao serem abaixadas pelo passageiro: as folhas de vidro só podem deslizar até o limite da área destinada às rodas, respeitando-se também um pequeno espaço para o mecanismo de recolhimento do vidro, obviamente.

Então este é o motivo pelo qual as janelas laterais traseiras não abrem até o final: a porta traseira tem o espaço comprometido pela roda, o que não acontece com rodas e janelas dianteiras, que não disputam o mesmo lugar.

Isso também explica porque os modelos picape não costumam apresentar essa diferença – entre janelas dianteiras e traseiras – comum nos carros de passeio, já que as rodas de trás ficam localizadas na parte da caçamba.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade