Pix: conheça 3 funcionalidades das transferências instantâneas

O Pix é uma modalidade financeira lançada pelo Banco Central, com uma série de funcionalidades adicionais para atender às diferentes necessidades dos brasileiros.

O Pix consiste em uma modalidade de pagamento lançada pelo Banco Central no país. Desse modo, oferece diferentes serviços que estabelecem uma nova opção de transação bancária para os brasileiros, sem necessidade de pagar as taxas incluídas na Transferência Eletrônica de Valores (TED) e no Documento de Crédito (DOC).

continua depois da publicidade

Desde o lançamento em 2020, o Pix tem passado por atualizações e melhorias, a fim de atender ainda mais clientes e instituições financeiras. No geral, é uma alternativa que só pode ser utilizada dentro do aplicativo do banco, caso a organização disponibilize esse tipo de serviço.

Por meio do Pix, é possível realizar operações relativas a dinheiro vivo, cartão de débito e também boletos. Atualmente, o serviço está disponível 24 horas por dia, ao longo de todos os dias, incluindo feriados e datas comemorativas.

Porém, existem diferentes funcionalidades autorizadas para transações específicas. Confira sobre cada uma delas a seguir:

continua depois da publicidade
Leia também

Funcionalidades do Pix para transferências instantâneas

1) Pix Parcelado

O Pix Parcelado consiste num crédito pré-aprovado que o usuário pode utilizar para parcelar transferências e pagamentos, assim como para a compra de produtos e serviços. Neste caso, é possível pagar os valores em até 24 meses, mas há adição de juros e Imposto sobre Operações Financeiras.

No entanto, se difere do parcelamento do cartão de crédito, pois no caso do cartão os custos da operação são do vendedor, repassados ao comprador por meio do adicional dos valores das taxas ao preço do produto. Com o Pix Parcelado, os juros são exibidos logo no momento da contratação, de modo que se saiba quanto será pago.

continua depois da publicidade

Atualmente, poucas instituições financeiras oferecem a possibilidade de pagamento através do Pix Parcelado, mas há um crescimento na adesão ao serviço. Apesar disso, cada organização possui um conjunto de regras específicas, pois algumas autorizam o uso da funcionalidade em todas as operações, incluindo pagamento com QR Code.

Da mesma forma, as taxas de juros são estabelecidas por cada instituição financeira. No geral, varia entre 2,09% ao mês a 3,88% ao mês, de acordo com o perfil do cliente e também os prazos previstos para a operação. Comumente, quanto maior o número de parcelas, maior a taxa de juros.

2) Pix Saque

O Pix Saque oferece aos usuários a possibilidade de realizar saques em estabelecimentos comerciais ou caixas eletrônicos, assim como em pontos bancários. Neste caso, não há necessidade de utilizar o cartão, pois a confirmação é realizada por meio da leitura do QR Code na tela com o aparelho celular, através do aplicativo do banco.

continua depois da publicidade

Além disso, o usuário não precisa ser cliente do banco responsável pelo caixa eletrônico, oferecendo maior praticidade e menos burocracia. Por meio do Pix Saque, é possível acessar os valores em padarias, estacionamentos ou mercados.

A operação também inclui vantagens para os estabelecimentos, pois é pago uma tarifa do banco do cliente para o local a cada transação feita por meio do Pix Saque. Ademais, é menos dinheiro vivo circulando, o que garante maior segurança também.

3) Pix Troco

Por fim, o Pix Troco consiste em uma operação associada à compra de um produto ou à prestação de serviço. Também realizado por meio do aplicativo, é necessário que o estabelecimento onde será feita a compra atenda neste tipo de transação.

Através dessa modalidade, o usuário consegue realizar duas operações de uma vez, pois efetuam uma compra e recebem os valores sobressalentes ao mesmo tempo. Assim, conseguem sair com um produto e o dinheiro devolvido, sem burocracia ou dinheiro vivo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade