Pessoas inteligentes têm estes atributos; veja como aplicá-los

Conheça os principais atributos de pessoas inteligentes e descubra como aplicá-los, para prosperar nos estudos ou na carreira.

Tempos atrás, acreditava-se que a inteligência humana era herdada de pai para filho. Mas a ciência comprova que se trata de um conjunto de habilidades ou uma capacidade que foi adquirida durante a vida. Ou seja, a inteligência está diretamente relacionada com a maneira como uma pessoa reage a determinada situação. Por isso, sem mais delongas, conheça os principais atributos de pessoas inteligentes e saiba como aplicá-los.

Conheça 7 características de pessoas inteligentes

1) Mente aberta

Esse talvez seja um dos principais atributos de pessoas inteligentes. Quem não se fecha em seu “casulo” para novas ideias ou oportunidades e aceita pontos de vista diferentes, geralmente tem uma inteligência aguçada.

Ter a mente aberta significa ser uma pessoa mais receptiva para outras soluções e alternativas viáveis para solucionar os problemas do cotidiano. Por isso, não tenha aversão em relação as ideias e perspectivas alheias, pois elas também podem ser úteis em sua vida.

2) Capacidade de adaptação

Outro dos principais atributos de pessoas inteligentes é a extrema flexibilidade e capacidade de adaptação, principalmente em situações adversas. A inteligência faz uma pessoa prosperar até no ambiente mais hostil.

Ou seja, ela enxerga soluções ao invés de problemas. Isso implica em uma mudança de comportamento para se adaptar, da maneira mais eficaz possível, ao ambiente (muitas vezes, desfavorável) no qual está inserida.

3) Curiosidade nata

Quando se trata dos principais atributos de pessoas inteligentes, a curiosidade não poderia ficar de fora. Você já percebeu que inteligência e conhecimento têm uma relação estreita? Pessoas inteligentes são curiosas por natureza e ávidas por conhecimento.

Ou seja, elas estão sempre procurando aprender coisas novas e aprimorar aquilo que já dominam. Não se contentam com o “não sei” e investem na busca pelo aprendizado constante.

Dessa forma, você precisa aguçar a sua curiosidade (que deve ser insaciável) para ampliar a sua bagagem de conhecimento, deve estar bem pesada.

4) Bom controle emocional

Pessoas inteligentes também costumam ter um autocontrole muito maior no dia a dia. Pelo fato de serem mais focadas, elas conseguem compreender e dominar melhor as suas emoções, depois de analisar a fundo o contexto no qual estão inseridas.

Além disso, quando se tem um maior controle emocional, pode-se evitar muita dor de cabeça, brigas e discussões sem necessidade. Ou seja, o desgaste mental é bem menor, o que gera menos estresse na vida pessoal e profissional.

Dessa forma, procure desenvolver a sua inteligência emocional e fique no lucro, em diversos aspectos.

5) Compreendem suas limitações

Mais um dos principais atributos de pessoas inteligentes. Elas conseguem compreender, sem dificuldades, todas as suas limitações intelectuais e admitem, sem nenhum tipo de receio, quando não sabem ou dominam algum assunto.

Aliás, a inteligência não significa saber tudo de tudo, pelo contrário, é estar aberto para o aprendizado e ter em mente que o conhecimento não ocupa espaço.

Por isso, se você quer se tornar uma pessoa mais inteligente, reconheça as suas limitações, mas, acima de tudo, procure aprender o que ainda não sabe.

6) Ouvem mais do que falam

Sabe aquele ditado popular que diz que “Nós temos uma boca e dois ouvidos, mas nunca nos comportamos de maneira proporcional”? Ele não serve para as pessoas inteligentes, já que elas são ouvintes natos no dia a dia.

Quando escutamos mais e falamos menos, podemos aprender muita coisa. Por isso, se você tem o costume de falar pelos cotovelos, é melhor tomar cuidado.

Saber ouvir é uma das habilidades mais utilizadas em cargos de liderança nas empresas. Por mais que seja complicado, procure falar menos e escutar mais. Às vezes, pode-se ganhar tempo e economizar muita energia somente ouvindo o que os outros têm para nos dizer.

7) Têm um maior nível de empatia

O último dos principais atributos de pessoas inteligentes é a empatia. Elas têm a incrível capacidade de se colocar no lugar do outro, procurando compreender as suas emoções e sentimentos. A empatia é uma das habilidades comportamentais mais importantes e extremamente necessária no mundo de hoje.

Se você sempre quis ser uma pessoa mais inteligente, que tal começar exercitando a sua empatia com todos ao seu redor? Sabemos que não é fácil, já que, muitas vezes, o nosso egoísmo fala mais alto. Mas é totalmente possível ser uma pessoa mais empática e, por consequência, mais inteligente.

Agora que você está por dentro dos principais atributos de pessoas inteligentes, chegou a hora de colocá-los em prática e aumentar as chances de se dar bem em todos os âmbitos da sua vida.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.