Pessoa mais velha do mundo morre aos 118 anos; veja de quem é o título agora

A freira francesa Lucile Randon, conhecida como Irmã André, era a pessoa mais velha até hoje. Ela faleceu recentemente na cidade de Toulon, no sul da França.

Embora o Japão tenha a fama de ser a parte do mundo onde as pessoas vivem mais, a pessoa mais velha do planeta não morava lá, mas em Toulon, na França. Lucile Randon nasceu em 1904 em Alès, e morreu no dia 17 de janeiro deste ano, portanto viveu 118 anos e 340 dias. Essa freira católica assumiu o nome de Irmã André em 1944.

Ela conseguiu chegar ao posto de supercentenária, ou seja, viver mais de 110 anos, recorde que só atinge menos de uma em cada 1.000 pessoas que passam dos 100 anos.

O prefeito da cidade, Hubert Falco, confirmou a morte na última terça-feira, lembrando que teria completado mais um ano em menos de um mês, no dia 11 de fevereiro. “É com imensa tristeza e enorme emoção que acabo de saber do falecimento da irmã André”, disse Falco através de uma postagem dedicada à freira em seu perfil no Facebook.

“Além do símbolo que representava por ter atravessado o século e vivido duas guerras mundiais, Irmã André foi acima de tudo uma mulher profundamente boa e carinhosa”, afirmou Falco.

História da Irmã André

A vida dessa mulher foi longa e cheia de acontecimentos. De fato, Lucile sobreviveu à gripe espanhola em 1918 e 100 anos depois viveu outra pandemia, a do coronavírus. A freira francesa pegou COVID-19 há alguns anos, mas sem complicações.

Também sobreviveu a outros grandes eventos da história mundial, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. De fato, durante esta última guerra, Irmã André se dedicou a cuidar de crianças.

Não só nessa época de sua vida, mas Lucile se destacou por dedicar cerca de 28 anos de sua vida a cuidar de órfãos e idosos em hospitais. Sua bondade e generosidade ficarão para a história. Aos 41 anos, ingressou na ordem das Filhas da Caridade, na qual adotou o nome de Irmã André, em homenagem a um de seus três irmãos.

Em seus últimos meses, a freira viveu em sua cadeira de rodas e ficou cega. Lamentou ter perdido parte de suas capacidades físicas, mas estava bem, dentro do possível. Apesar de seus 118 anos, Lucile Randon não é considerada a pessoa mais velha da história. Este título pertence a Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos em Arles em 1997.

De qualquer forma, segundo o Guinness World Records, Lucile é a segunda francesa e europeia mais velha já registrada;

A nova pessoa mais velha do planeta

Maria Branyas, de 115 anos, tornou-se, após a morte da Irmã André, a pessoa mais velha do mundo. Ele mora em Olot (Catalunha), na residência Santa María del Tura, e nos últimos tempos passou por obstáculos incríveis, como a superação da COVID-19 há apenas dois anos, quando tinha 113 anos.

Automaticamente, a senhora espanhola herdou o título, segundo contagem elaborada pelo Gerontological Research Group, do Guinness Group of Records. Ela nasceu em 4 de março de 1907 em San Francisco, em uma família de origem catalã. Em sua longa vida, teve uma grande família composta por três filhos, onze netos e treze bisnetos.

Maria é filha de um jornalista de Pamplona, ​​responsável pela revista americana ‘Mercurio’, e de um barcelonense. Devido ao trabalho do pai, depois de passar um tempo morando no México, acabou nascendo na Califórnia. Mais tarde, e antes de viver na sua atual residência em Olot, viveu também em New Orleans, Barcelona, ​​​​Banyoles, Girona, Calonge i Sant Antoni e Palol de Revardit.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.