Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Geralmente fios de alta tensão estão sinalizados por bolas laranjas, que por sua vez despertam a curiosidade das pessoas em geral, que se perguntam para que servem as bolas laranjas. Essas bolas, no entanto, estão ali por uma razão importante e que envolve questões de segurança.

continua depois da publicidade

A regulamentação deste item de segurança é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que supervisiona a instalação das bolas laranjas nos fios de transmissão, dizendo quando precisam ser instaladas, por exemplo.

Nesse sentido, elas são instaladas em situações específicas, quando uma nova rede elétrica é instalada e os cabos não foram ainda energizados. Assim as bolas podem ser deslizadas pelos fios sem causar maiores acidentes aos trabalhadores.

Para que servem as bolas laranjas nos fios de transmissão?

Leia também

Aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão servem para alertar pilotos de aviões ou de qualquer outro tipo de transporte aéreo. Nesse sentido, as bolas laranjas nos fios de transmissão também são instaladas para evitar qualquer tipo de acidente, por isso é bastante comum observá-las perto de aeroportos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Contudo, além de evitar acidentes aéreos, essas bolas laranjas também possuem materiais que atraem descargas elétricas. Assim os raios se desviam dos fios, de antenas e outras estruturas que estejam localizadas perto dos fios.

A instalação dessas bolas é obrigatória, sendo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pela regulamentação destes itens. A cor chamativa deve contrastar com o verde da paisagem, por isso a cor laranja foi escolhida, podendo variar para o vermelho.

As esferas de sinalização diurna, como são conhecidas, também precisam ser eficientes durante a noite, quando a iluminação é escassa. Para que a sinalização seja eficiente, alguns destes dispositivos contam com cilindros pequenos, responsáveis por trazerem iluminação de neon.

continua depois da publicidade

Essas bolas, no entanto, possuem 60 centímetros de diâmetro e pesam cinco quilos. Aparentemente elas parecem menores quando estão posicionadas nos fios de alta tensão, entretanto, de perto podem causar um certo espanto pelas suas dimensões.

A composição das bolas laranjas exige materiais que consigam se manter intactos mesmo quando expostas a condições extremas de tempo – chuvas fortes, calor excessivo, exposição à luz direta. Nesse sentido, as bolas possuem orifícios próprios para o escoamento de água, além de peças anticorrosivas e revestimento em fibra de vidro.

continua depois da publicidade

Instalação e manutenção

As bolas laranjas são instaladas sempre que uma nova rede elétrica surge. Nesse sentido, a instalação acontece aproveitando os cabos não energizados da rede. Eles são usados como suporte, e o profissional responsável pela instalação pode deslizar as bolas pelos fios sem se preocupar.

Entretanto, caso seja preciso fazer manutenção após a energização dos cabos, é necessário fazer a operação com o auxílio de helicópteros e equipamentos de proteção individual, para que os riscos aos trabalhadores sejam diminuídos e acidentes sejam evitados.

Sinalização aérea

As bolas laranjas funcionam como sinais de trânsito no céu e desempenham o papel de auxiliar os transportes aéreos a se localizarem em determinadas regiões. A falta dessas notáveis esferas pode causar sérios acidentes, como já registrado na história da aviação mundial.

No entanto, a utilização destas bolas laranjas nos fios de transmissão não é uma exclusividade apenas do Brasil. Elas estão presentes no mundo inteiro, como item obrigatório de segurança. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas podem ser nas cores laranja, vermelho, amarelo e branco. Sua regulamentação é feita pela Federal Aviation Administration, agência de transporte americana.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade