Item muito encontrado nas escolas de antigamente, a borracha com os lados nas cores azul e vermelho despertavam a imaginação das crianças e adolescentes em idade escolar. Acreditava-se que os lados em cores diferentes serviam para funções distintas.
Por muito tempo atribuía-se que a parte azul servia para apagar escritas feitas à caneta. Já a parte vermelha seria responsável por apagar as escritas feitas a lápis. Mas, afinal, qual seria a função da parte azul da borracha?
A resposta é que gerações de alunos estavam erradas e as cores da borracha na verdade apresentam outra função que falaremos a seguir.
Para que serve a parte azul da borracha?
Gerações inteiras foram enganadas e as respostas acerca da funcionalidade da parte azul da borracha, fornecidas pela fabricante provam o contrário.
De acordo com a empresa, a parte azul da borracha serve para remoção de tinta de caneta ou de lápis de cor em outras superfícies.
A remoção de que trata a fabricante, nada mais é do que o desgaste promovido pela borracha e seus cristais pontiagudos, removendo parcial ou totalmente a tinta. Assim, ao molhar e penetrar as fibras da folha, a tinta da caneta é raspada pela parte azul da borracha, o que pode causar danos em papéis mais frágeis.
Por ser um procedimento que pode acabar prejudicando a integridade e a qualidade do papel, o mais indicado é usar a parte azul da borracha para apagar o que for preciso em superfícies de folhas mais resistentes, como é o caso da cartolina.
O que explica essa funcionalidade é que a parte azul da borracha é um pouco mais dura, abrasiva. Por isso, seus cristais pontiagudos que compõem a borracha promovem o desgaste da superfície até o completa remoção.
Ademais, a parte vermelha é indicada para remoção de escrita a lápis e lapiseira. Ao contrário da tinta, o grafite gruda na superfície do papel, o que facilita a sua remoção com a borracha.