O seu está na lista? Confira 13 nomes próprios que têm origem indígena

Nomes indígenas possuem um significado muito especial. Veja a lista de alguns nomes e descubra o que significam.

Quando a chegada de um bebê se aproxima, uma das tarefas mais difíceis é a escolha do nome, principalmente quando os pais não chegam a um acordo. Muitas pessoas optam por nomes da moda, como de artistas internacionais, mas existem muitos nomes de origem indígena que trazem um significado muito especial.

As palavras indígenas estão muito presentes em nosso vocabulário, afinal de contas são muitos os dialetos existentes, sendo a língua tupi-guarani o principal deles.

Separamos uma lista de 13 nomes próprios que têm origem indígena. Será se o seu está entre eles?

Nomes próprios indígenas

nomes indígenas, nomes indígenas femininos, nomes indígenas masculinos, nomes indígenas tupi, nomes indígenas amazonas, nomes indígenas tupi-guarani
Confira o significado de 13 nomes indígenas. Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Os nomes indígenas tem uma beleza própria, pois eles não são escolhidos sem sentido. Sua inspiração vem da natureza, por isso são tão apreciados, mesmo por quem não possui essa origem.

Segundo estudiosos, são os pajés (pessoas que se destacam dentro dos povos indígenas) que definem o nome de quem vem ao mundo. E essa escolha é feita conforme a primeira visão que os pais tinham, quando o bebê nasce.

Confira 13 nomes próprios de origem indígena, veja se o seu consta na lista e saiba o significado de cada um deles.

Nomes indígenas femininos

1. Mayara

Um belo nome de origem indígena e bem popular aqui no Brasil. O significado é “bisavó”, uma vez que sua origem vem das palavras mãe (maya) e avó por parte de mãe (aryia).

2. Amana

Um nome não tão comum quanto o anterior, mas que tem uma beleza especial. Seu significado é água que vem do céu.

3. Yara

Outro nome bem comum no Brasil, significa “senhora da água”, “mãe d’água” ou simplesmente “senhora”. Segundo a mitologia indígena, esse também é o nome de uma sereia que habita rios e lagos.

4. Janaína

Um nome tão comum no Brasil, que muitos nem se dão conta da sua origem indígena. Significa “deusa do mar”, “rainha do mar” ou “mãe dos peixes”. Esse também é um dos nomes de Iemanjá.

5. Tainá

Um nome que já virou tema de filme brasileiro. Seu significado é “estrela” ou “estrela da manhã” e na língua tupi-guarani, é uma designação para os astros celestes.

6. Jaciara

“Senhora da lua”, “nascida da lua” ou “dona da lua” são alguns dos significados para esse nome indígena. É a junção de “yaci”, que significa lua, e “yara”, que signifca “senhora”.

7. Moema

Significa aquela que está adoçando, uma vez que se origina no tupi “moeemo”, que significa adoçando.

Nomes indígenas masculinos

8. Kauê

É uma variante de outro nome indígena, Kauã. Esse é um nome que os índios davam para aves de rapina da família dos falcões.

9. Raoni

Seu significado é “chefe” ou “grande guerreiro”. Seu nome carrega em si a bravura do povo indígena.

10. Rudá

É um nome que vem ganhando popularidade no Brasil e é considerado o “Deus do amor” na tradição indígena.

11. Jandir

Significa “abelha de mel” ou “homem agradável” e é a variação masculina do nome Jandira. Também pode ter o significado de “melífluo”, ou seja, “que flui do mel”, carregando um sentido de agradável e harmonioso.

12. Peri

Nome de origem indígena que signfica “junco”, que é um gênero de planta. É também o nome de um personagem histórico, presente na obra de José de Alencar.

13. Ubirajara

Origina-se da língua tupi, na qual o termo “übürai’yara​” tem o significado de “senhor da lança” ou  “senhor da vara”, portanto, referindo-se a um guerreiro.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.