O que vestir? Confira o que cada cor representa na virada de Ano Novo

As cores das roupas que vestimos no Réveillon possuem um simbolismo que representa o que mais queremos para o ano seguinte, portanto veja o que elas significam a seguir.

Você provavelmente já ouviu falar de diversas superstições, como bater na madeira três vezes para evitar o azar, não quebrar espelhos e até mesmo não passar embaixo de escada.

E o Ano Novo é um daqueles momentos em que as superstições estão muito presentes, pois representa o fim de um ciclo e o início de um novo. Na verdade, quase todas as crenças populares estão ligadas à rejeição do velho em favor do novo e à busca de boa sorte para o próximo ano.

Com efeito, o início de um novo ano, em muitas culturas, é marcado por diversos tipos de rituais para atrair boa sorte e, assim, viver em harmonia os próximos 365 dias que estão por vir.

Dentro desse mundo de crenças e superstições, a cor da roupa é considerada uma das formas mais eficazes de trazer amor, prosperidade e até dinheiro. Por isso, listamos as cores mais eficazes para conseguir o que você mais deseja em 2023.

O que cada cor representa no Ano Novo?

1. Branco

A cor branca é a mais escolhida para usar no início do Ano Novo. Está alinhado com o simbolismo de um novo período, pois está relacionado à purificação.

Desse modo, o branco simboliza, acima de tudo, a tranquilidade e o sossego. A cor remete à pomba branca, símbolo universal da paz, descrita no Antigo Testamento da Bíblia. O branco também simboliza equilíbrio, harmonia, simplicidade e leveza.

Além disso, abre as portas para que o início chegue carregado de prosperidade, boas notícias, mas também vitalidade e alegria, sendo um recomeço com energias renovadas focadas no verdadeiro equilíbrio e paz interior.

No entanto, vestir-se para o Ano Novo também é uma questão de personalidade. Portanto, se branco não é a sua cor, você pode explorar a possibilidade de combiná-la com outras tonalidades.

2. Prata

Assim como o dourado, a cor prata está significativamente ligada ao sucesso, seriedade e novas emoções. Por isso e por sua presença na tecnologia, simboliza a inovação e tudo que há de moderno.

É por isso que quando se trata de ser usado numa festividade tão importante como o fim do ano, a sua presença não fica atrás, sendo comum encontrá-la em looks e decorações.

Nesse sentido, usar roupas prateadas durante o Ano Novo atrai equilíbrio, estabilidade, prosperidade, sucesso e riqueza. Muito popular no Réveillon brasileiro, a prata costuma ser usada com roupas brancas para reforçar a paz e a prosperidade para o próximo ano.

3. Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, da força, da sensualidade e vitalidade. Quem usa vermelho nas festas de Réveillon está em busca de um novo amor ou de mais intensidade em seus relacionamentos.

4. Amarelo

Dada a sua semelhança com o ouro, também atrai dinheiro, bons negócios, prosperidade e abundância. Além disso, dá um toque de energia e felicidade por ser também a cor do sol.

Assim, amarelo simboliza sorte, riqueza, calor e otimismo. As pessoas que usam a cor amarela em seus trajes de Ano Novo procuram um ano de fortuna e sorte.

5. Verde

Se você deseja um novo ano de esperança e positividade, então o verde deve está presente em sua roupa no réveillon. Verde significa saúde, sorte, sucesso, vitalidade e equilíbrio.

Essa cor simboliza a natureza viva. Portanto, usar roupas em tons de verde na virada do ano é a aspiração de renovação, crescimento e realização pessoal e profissional.

6. Rosa

Essa cor simboliza a feminilidade, ternura, romance e sensualidade. Se em 2022 você teve alguns conflitos, tanto profissionais quanto pessoais, essa cor o ajudará a dissipar qualquer confronto, o que se traduz em tranquilidade e paz.

Rosa representa amor, perdão, doçura e serenidade. Usar roupa rosa na virada do ano é simbólico para quem busca nutrir sentimentos relacionados ao coração, como o amor verdadeiro e a amizade.

7. Azul

Usar a cor azul no Réveillon atrai saúde, tranquilidade, harmonia, renovação, vitalidade, serenidade e espiritualidade. É uma cor muito comum nas festas de fim de ano e também desperta a criatividade das pessoas. Além disso, é uma das cores que mais atraem viagens, caso você esteja interessado em cruzar fronteiras.

8. Roxo

A cor roxa significa a transformação de energias, mudança, espiritualidade, magia e mistério. Desse modo, usar roupas roxas na virada do ano é, principalmente, almejar mudanças drásticas na vida para o próximo ano.

9. Dourado

Derivado do amarelo, o dourado simboliza luxo, sucesso, dinheiro, poder, exuberância, nobreza e prosperidade. Os looks dourados no Réveillon são cada vez mais comuns, seja por meio de glitter ou peças de paetês, reafirmando o significado de ostentação e opulência. Portanto, ela é perfeita para quem deseja atrair riqueza, tanto material quanto espiritual.

10. Preto

Por fim, o preto, além de ser uma cor elegante, simboliza poder e independência, por isso é ideal se o seu objetivo é cumprir as suas metas de Ano Novo. Ademais, esse tom costuma ser neutro, sensual e discreto.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.