O que um concurseiro iniciante precisa fazer para se preparar?

Se você é um concurseiro iniciante, conheça seis dicas valiosas sobre como se preparar para a maratona de estudos.

Está pensando em se inscrever para um concurso público e procura maneiras de se preparar adequadamente? Veio ao artigo certo. Continue a leitura que vamos te dar seis dicas sobre o que concurseiro iniciante precisa fazer para ficar apto a começar uma carreira púbica de sucesso.

Preste atenção em cada uma delas e não deixe de colocá-las em prática, combinado? Afinal de contas, a sua aprovação depende exclusivamente do seu foco e empenho nos estudos. Sem mais delongas, confere aí.

Veja os primeiros passos para começar a estudar para concurso

1) Primeiramente, escolha uma área

A primeira coisa que todo concurseiro iniciante precisa fazer é escolher uma área na qual ele tenha mais afinidade, para que as frustrações sejam evitadas no futuro. Essa escolha precisa ser muito bem-pensada e sempre baseada na razão.

Uma boa dica é escolher um cargo que tenha relação com a sua formação acadêmica, pois assim você se sentirá mais à vontade para estudar no dia a dia, já que as disciplinas têm mais a ver com o seu perfil profissional.

As principais áreas oferecidas pelos certames são: Administrativa, Policial, Bancária, Jurídica, Tribunais, Fiscal, Legislativa, Controle e Gestão. Dessa forma, o concurseiro iniciante precisa analisar as particularidades de cada uma delas, para fazer uma escolha mais assertiva.

2) Comece a estudar antes da publicação do edital

Para aumentar as chances de passar nas provas de um disputado concurso público, o candidato não deve esperar a publicação do edital para só depois começar a estudar. Dessa forma, comece a estudar com bastante antecedência.

Aquele concurseiro iniciante que fica de braços cruzados esperando a publicação do edital, perde um tempo precioso que poderia estar sendo empregado na aquisição do conhecimento. Depois que o edital for publicado, as provas acontecem poucos meses depois.

Ficou sabendo que um concurso foi confirmado? Não perca tempo e comece logo a estudar para as provas. Você pode se basear nos editais de certames anteriores que sejam da mesma área da sua escolha.

3) Conheça a banca organizadora do certame escolhido

Tem muito concurseiro iniciante por aí que costuma negligenciar essa dica. Conhecer a banca examinadora do concurso escolhido é fundamental, já que cada instituição tem uma metodologia para definir os critérios das etapas eliminatórias e classificatórias.

Por isso, na hora de estudar para um concurso, é fundamental conhecer as exigências e particularidades da banca examinadora em questão. Procure o máximo de informações sobre ela e anote tudo aquilo que achar importante, principalmente no que tange à eliminação do candidato.

4) Monte um cronograma de estudos

Todo concurseiro iniciante precisa organizar os seus estudos, para que tenha tempo hábil de aprender o conteúdo exigido pelo edital. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é criando um cronograma de estudos. Sem ele, você pode ficar perdido, sem saber por onde começar.

Então, crie um cronograma de estudos realista, com uma técnica de estudos já definida e com os horários das pausas e das revisões previamente estabelecidos. Essa ferramenta permite ao concurseiro distribuir o conteúdo que precisa ser estudado ao longo da semana.

5) O concurseiro iniciante não deve se esquecer dos simulados

Não basta ficar somente na teoria e não colocar os conhecimentos em prática, certo? Por isso, o concurseiro iniciante jamais deve se esquecer de reservar um tempo (em seu cronograma de estudos) para se dedicar aos simulados. Ficar só nas videoaulas nem sempre é suficiente para aprender.

Acabou de estudar um determinado assunto? Invista nos simulados, para saber como está o seu nível de absorção das informações. Praticar o máximo de exercícios possível é fundamental para aprender de verdade e aumentar as suas chances de aprovação.

6) Acima de tudo, mantenha a calma e o foco

Mesmo que a sua aprovação seja um baita desafio, é preciso manter a calma e o foco em todos os momentos. É claro que estudar para as provas de um certame exige disciplina e esforço da sua parte, mas é importante que você não tenha medo dos obstáculos que possam surgir pelo caminho. Por isso, é fundamental manter toda a sua rotina de estudos sob controle. Xô, estresse.

Viu com o concurseiro iniciante também pode aumentar suas chances de aprovação em um certame? O mais importante de tudo é não desistir de começar uma carreira pública só porque não deu certo na primeira tentativa. Desejamos boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Como colocar seus hobbies no currículo? Confira 9 dicas

Está procurando emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para uma entrevista? Então, conheça nove dicas sobre como colocar seus hobbies no currículo.

5 utilidades do limão que você não sabia que existiam

Essa fruta de origem asiática tem inúmeras propriedades além do uso culinário. Confira suas utilidades a seguir.

5 signos que vão atrair muito dinheiro em abril; veja se o seu é um deles

Se você é daqueles concurseiros que sempre fica ligado nas previsões do horóscopo e quer ter mais sorte com as finanças, conheça os cinco signos que vão atrair muito dinheiro em abril.

Tiver ou estiver: qual é a diferença? Veja a forma certa de usar cada termo

Conheça, no texto a seguir, qual é o significado das palavras “tiver” e “estiver” e veja quando elas devem ser aplicadas na Língua Portuguesa.

Profissões do futuro: 10 carreiras que valem a pena investir

Está de olho no mercado de trabalho e quer investir em uma carreira promissora? Então, conheça 10 profissões do futuro que valem muito a pena.

Fofoqueiros: cuidado com estes 3 signos na hora de contar um segredo

Os 3 signos considerados os mais fofoqueiros do Zodíaco não conseguem guardar um segredo, mas muitas vezes não fazem isso por maldade. Em sua natureza, são pessoas tagarelas, extrovertidas e expansivas que têm dificuldade em controlar as…