O que te torna mais inteligente? Veja 9 práticas para aplicar no dia a dia

Conheça nove dicas incríveis sobre como se tornar mais inteligente no dia a dia e aumentar as chances de se dar bem na vida.

A inteligência pode ser entendida como uma capacidade de compreensão e resolução de problemas ou conflitos, além de adaptar-se a determinadas situações, seja elas favoráveis ou não. Mas a pergunta que não quer calar é: como ser mais inteligente? Por isso, elaboramos esse artigo que traz nove dicas incríveis para você aplicar no dia a dia e que podem ser úteis em diversos aspectos da sua vida. Confere aí.

Leia também

1- Questione

Se você procura uma forma de se tornar mais inteligente, não deve se dar por satisfeito com todos os conhecimentos já adquiridos. Dessa forma, questione tudo aquilo que você lê, escuta ou se depara por aí.

Aceitar fórmulas prontas de cabeça baixa é um erro fatal. Além disso, não confie em tudo que as redes sociais noticiam, já que a internet é uma “terra sem lei”. Cogite a possibilidade de mudar de opinião e seja um curioso nato sobre o que te rodeia.

2- Faça anotações à mão

Para aumentar a sua bagagem de conhecimento, fazer anotações à mão em um caderno pode ser bastante eficaz. Esse saudável hábito auxilia na retenção de informações importantes em nossa mente.

Além disso, ao anotar as coisas, conseguimos raciocinar mais objetivamente e organizar o pensamento de uma forma mais lógica. Achou que algo é importante e que pode agregar valor em sua vida? Anote.

3- Cuide da sua saúde física e mental

Outra maneira interessante de se tornar mais inteligente é dar atenção especial a sua alimentação (que deve ser saudável e balanceada), ao seu sono (que deve ser de qualidade) e às atividades físicas aeróbicas (que são fundamentais para evitar doenças e se manter dentro do peso ideal).

Pode até não parecer, mas esses três fatores são essenciais para o bem-estar físico e mental, além de ser primordial para a inteligência.

4- Cerque-se de pessoas inteligentes

Outra excelente forma de aguçar a sua inteligência é aumentar a convivência com pessoas inteligentes e, sobretudo, otimistas. Estar rodeado de gente pessimista e que só sabe reclamar até do vento que bate no rosto, não é o mais recomendado. Por isso, esteja próximo de pessoas que você admira e que considera inteligentes, pois isso te motivará a ter mais sede de conhecimento.

5- Ensinar também ajuda a se tornar mais inteligente

Se você quer se tornar mais inteligente, ensinar aquilo que você sabe para outra pessoa pode ajudar bastante. Quando você explica ou ensina algum assunto para alguém, a sua mente fica bem mais estimulada e aumenta a capacidade de reter novas informações.

Ensinar é uma maneira de comprovar o domínio de um tema, além da capacidade de explicá-lo para outras pessoas. É uma prática que vale muito a pena.

6- Leia muito

A leitura não poderia ficar de fora das nossas dicas sobre como se tornar mais inteligente. O saudável hábito de ler auxilia na construção de conexões neurais e alimenta o nosso cérebro com informações relevantes.

Pesquisas recentes comprovam que o estímulo cerebral através da leitura diminui em até 40% as chances de demência na terceira idade. Por isso, deixe a leitura fazer parte da sua vida.

7- Aplique técnicas de memorização

Exercitar a nossa memória faz parte do complexo processo de aprendizagem e também é uma das maneiras de se tornar mais inteligente. Dessa forma, usar algumas técnicas de memorização pode deixar tudo bem mais fácil.

Se você tem dificuldades de reter informações importantes em seu cérebro, que tal começar a “malhar” a sua memória? Opções para isso são o que não faltam.

8- Aprenda a lidar com suas emoções

Agora, se você quer se tornar mais inteligente, deve aprender a lidar com suas emoções, especialmente diante de situações pouco favoráveis.

A inteligência emocional se manifesta quando conseguimos gerir (como sabedoria e maturidade) todas as nossas emoções. E isso se traduz em evitar, ao máximo, a impulsividade, a agressividade, agir antes e pensar depois, além dos excessos, que são extremamente prejudiciais para qualquer pessoa. Não é algo fácil, mas necessário.

9- Busque o aprendizado constante

Como dissemos anteriormente, o nosso cérebro precisa ser constantemente estimulado. E uma das maneiras mais fáceis de se fazer isso é procurando aprender coisas novas.

Não importa o que seja: uma nova habilidade técnica, um novo idioma, cozinhar, um novo jogo, tocar um instrumento musical (piano, de preferência), dentre outros. O fato é que você precisa exercitar a sua mente, introduzindo novas informações nela, sempre.

O que achou das nossas dicas para se tornar mais inteligente? Se você colocá-las em prática, vai notar uma sensível diferença no seu dia a dia.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.