O que é CRLV de um veículo e qual a diferença entre CRV? Entenda aqui

Uma das principais diferenças entre CRLV e CRV é o vencimento, que possui condições distintas. Confira os detalhes dos certificados.

Alguns documentos são essenciais na vida de qualquer cidadão que possui carteira de habilitação. Muitas vezes, porém, é fácil se confundir com as diferentes siglas veiculares de certificados necessários para que a condução seja legal. Este é o caso do CRLV e do CRV, que apesar de terem nomes parecidos, se referem a questões distintas do veículo.

Leia também

Antes de mais nada, é preciso entender o que é CRLV e o que é CRV. Os dois documentos se referem à propriedade do veículo, e atualmente, funcionam por meio de uma versão digital, mas suas funções possuem pesos específicos no dia a dia de quem possui um automóvel.

Uma das principais diferenças entre os dois certificados é sua validade. Enquanto o CRLV é emitido anualmente, o CRV não possui um prazo de duração, e apenas em casos específicos torna-se necessário solicitar uma nova versão.

O que é CRLV de um veículo?

O que é CRLV de um veículo e qual a diferença entre CRV? Entenda aqui
Créditos da imagem: montagem / Pexels – Canva PRO

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é conhecido popularmente como licenciamento, e é indispensável para manter um veículo legalizado. Essencialmente, é um documento que garante que o automóvel pode circular nas vias brasileiras, desde que com os pagamentos em dia.

O porte do licenciamento é obrigatório em sua forma original e atualizada. Desde janeiro de 2021, porém, o documento passou a ser digital, o que facilita a vida dos motoristas. Ele só é dispensado caso o fiscal de trânsito, no momento da apresentação, tenha acesso ao sistema informatizado para verificar se tudo está nos conformes.

Caso alguém seja flagrado sem o CRLV e não seja possível verificar o veículo online, além de receber uma multa de R$ 293,47, o carro também pode ser retido até a apresentação da documentação exigida.

Com vencimento anual, o licenciamento deve ser pago pontualmente, e só é liberado no momento em que as taxas e valores de tributos estatais são quitadas, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre).

Vale lembrar que o CRLV na versão antiga, em papel-moeda, não é mais aceito desde 2021. Portanto, é importante ter sua versão digital no celular, que pode ser encontrada por meio do aplicativo oficial do governo, a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Diferença entre CRLV e CRV

Já o Certificado de Registro de Veículo (CRV) é um documento que contém todas as características do carro. Nele, estão informações como o número da placa e do chassi, ano, cor, modelo e tipo de combustível. O CRV não possui data de validade. É emitido uma vez, e deve ser guardado pelos motoristas. Não é necessário apresentá-lo em vistorias.

O CRV deve ser atualizado sempre que alguma modificação for feita no carro, mesmo que mínima. Da mesma forma, as atualizações ocorrem caso o proprietário mude de residência ou município, venda ou transfira o veículo ou caso sofra alteração de categoria.

Assim como o CRLV, o CRV também possui uma versão digital. O e-CRV, diferente da antiga versão em papel, só é emitido quando o automóvel é vendido.

Vale lembrar que a maior diferença entre  CRLV e CRV é o vencimento. Apenas o CRLV tem vencimento anual, e sua renovação é essencial. O CRV possui outros requisitos, e não possui prazo de validade.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.