O que é Brainstorming? Saiba como essa técnica pode ajudar no trabalho

Está em dúvida sobre o que é Brainstorming? Descubra como essa metodologia pode alavancar a sua carreira profissional e decole rumo ao sucesso.

A tomada de decisões com eficiência é um dos pilares de sustentação da competitividade de qualquer negócio. Mas para que isso aconteça, é necessário investir em metodologias que possam estimular o pensamento estratégico que possibilite encontrar soluções que tenham a máxima viabilidade para os problemas do cotidiano. Essa matéria vai te mostrar o que é Brainstorming e como ele pode ser útil para sua carreira.

Continue a leitura até o final para conhecer a importância dessa técnica para qualquer profissional que deseja ganhar mais destaque no mercado de trabalho. Afinal de contas, ter um diferencial perante a concorrência é o sonho de qualquer marca, não é? Saiba mais.

O que é Brainstorming?

Se traduzido para o nosso idioma, esse termo pode ser entendido como “tempestade de ideias”. Trata-se de uma metodologia que visa compartilhar as mais variadas ideias para encontrar uma possível solução para um determinado problema ou aguçar ainda mais a criatividade. Mas o brainstorming só vai funcionar se envolver vários participantes de uma organização, para que haja uma pluralidade de ideias.

É fundamental que o brainstorming seja isento de críticas. Mesmo que os participantes sugiram insights que não possam agregar o devido valor, todos eles devem ser considerados. Afinal, tais ideias podem ser o estopim para a criação de soluções com a máxima eficiência. É importante ressaltar que o grupo precisa ter um objetivo bem definido. Agora que você sabe o que é Brainstorming, conheça a sua importância.

Vantagens do Brainstorming

1) Aumentar a produtividade

Essa “tempestade de ideias” promove uma maior interação dos colaboradores e valorização dos insights. Por consequência, ela estimula o trabalho em equipe. Qualquer negócio que investir nessa técnica pode contar com um ambiente com mais produtividade.

2) Ajudar a aumentar as vendas

Pelo fato do Brainstorming turbinar a produtividade dos colaboradores, as vendas também podem aumentar consideravelmente.
É uma reação em cadeia que pode ser entendida da seguinte forma: como os funcionários estão sempre dando o melhor de si, os resultados são alcançados com mais facilidade, no dia a dia.

3) Gerar ideias para o Marketing

Mesmo que você saiba o que é Brainstorming, essa metodologia pode auxiliar na geração de insights para a área de Marketing. E isso pode destacar ainda mais uma marca em seu mercado de atuação.

Afinal de contas, a criatividade dos participantes pode ficar bem mais aprimorada, o que contribui para um Marketing com mais poder de persuasão.

4) Lançar um serviço ou produto

Seguindo a linha de raciocínio acima, o Brainstorming também permite que um negócio lance um produto ou serviço no mercado que esteja totalmente alinhado com as necessidades do público-alvo dele.

Diante de tantas ideias à mesa, torna-se possível a criação de uma solução que tenha eficiência e que ainda não exista no mercado.

5) Aprimorar a comunicação interna da empresa

Já sabe o que é Brainstorming? Muito bom. Essa técnica também pode aprimorar a comunicação interna de qualquer negócio. Por ter versatilidade, ela permite o empreendedor identificar uma demanda para a sua empresa e buscar soluções por meio da “tempestade de ideias” com os funcionários.

É possível, por exemplo, desenvolver uma plataforma interna de comunicação para que não haja ruídos ou falhas, na hora de todos os setores se comunicarem no dia a dia.

6) Reduzir os custos

O Brainstorming também ajuda na redução das despesas mensais de uma empresa. Como? Com a “chuva de ideias” dos colaboradores, é possível desenvolver soluções ou mecanismos que possam contribuir para que os custos mensais sejam minimizados.

Dependendo da criatividade e do empenho da equipe, as despesas fixas podem ser reduzidas consideravelmente. Basta que todos sigam o que foi previamente estabelecido, já que ficou decidido que aquelas ações teriam mais eficiência para se alcançar esse objetivo.

7) Implementar estratégias de pós-venda

Sabemos que você já está por dentro sobre o que é Brainstorming. Essa técnica também permite que o empreendedor e sua equipe implementem estratégias de pós-venda, que podem deixar qualquer marca em evidência no mercado.

É preciso ter em mente que não adianta contar apenas com vendedores que tenham competência. Isso tem a sua importância, obviamente. Mas também é necessário ter uma equipe de pós-venda que ofereça um atendimento (suporte técnico, por exemplo) que tenha um diferencial e que faça o cliente querer comprar novamente dessa empresa.

Como fazer um Brainstorming?

Agora que você sabe o que é Brainstorming e como ele pode ter utilidade em sua carreira, conheça o passo a passo sobre como fazer uma “tempestade de ideias”:

Passo 1: Identifique o problema que precisa de uma solução;
Passo 2: Apresente-o para os participantes do Brainstorming;
Passo 3: Dê espaço para que todos os integrantes da reunião contribuam com ideias;
Passo 4: Anote tudo, até mesmo as ideias que possam ser descartadas;
Passo 5: Transforme os insights em soluções.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.