As bancas organizadoras são instituições responsáveis pela organização de concursos públicos. Desse modo, não se trata de uma mesa de profissionais responsáveis pela execução dos exames, mas sim uma equipe que atende os procedimentos relativos a documentos, aplicação, correção, convocação e afins.
No geral, cada banca organizadora possui um estilo de prova, com questões que são pontuadas de maneiras distintas, além exigências específicas e níveis de dificuldade próprios. Portanto, entendê-las é um passo fundamental na preparação para os exames, assim como a leitura do edital e o domínio do conteúdo programático. Saiba mais a seguir:
O que faz uma banca organizadora?
Em termos simples, as bancas organizadoras ou bancas examinadoras são responsáveis por todos os aspectos relativos à execução de um concurso público. Por causa disso, trabalham na formulação dos editais, organização das provas, execução dos cronogramas, correções dos exames e divulgação dos resultados.
No entanto, estão presentes desde a etapa inicial até a nomeação dos profissionais aos cargos. Ou seja, participam tanto das provas teóricas quanto dos exames físicos, provas de títulos, cursos preparatórios e demais procedimentos, como apresentação de documentos e atendimento aos candidatos.
Para conhecer melhor as bancas organizadoras, os candidatos podem pesquisar as últimas edições do concurso público que estão se preparando ou então buscar a fundo sobre as informações de cada uma. Comumente, cada banca possui sites com informações institucionais, assim como redes sociais.
Se preferir expandir ainda mais os conhecimentos, acesse as outras provas de outras instituições organizadoras, entre nos fóruns e grupos de discussões de concurseiros e converse com candidatos. Desse modo, será possível entender tanto os aspectos mais técnicos quanto a experiência pessoal de outros estudantes.
Por via de regra, cada órgão responsável pela preparação do exame possui um tipo de questão, com objetivos distintos. Além disso, essa diferenciação afeta a organização do edital, quais são os recursos disponíveis e como a pontuação é calculada no final das etapas.
Quais são as principais bancas organizadoras?
1) Cespe/Cebraspe
O Cebraspe está entre as maiores instituições organizadoras de concursos públicos no Brasil, o que inclui os vestibulares da Universidade de Brasília (UnB). Neste sentido, é conhecido por possuir exames complexos, com um sistema de pontuação em que as perguntas erradas anulam as respostas certas e etapas dissertativas robustas.
Anteriormente conhecida como Cespe, o formato das provas garante 50% de chance de acerto e erro, com questões que não oferecem múltiplas escolhas na hora de selecionar a alternativa. Portanto, é avaliado como o candidato se relaciona com o tema, assim como suas habilidades de raciocínio lógico, interpretação e memória.
2) Fundação Carlos Chagas
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é uma das maiores referências nas questões de múltipla escolha. Dessa forma, ainda que não tenha tanta complexidade quando comparada com as perguntas do Cebraspe, os candidatos precisam apostar na praticidade, pois as respostas tendem a ser diretas.
Contudo, os exames dessa banca costumam forcar nos aspectos mais teóricos da jurisdição, e também exigir que os estudantes respondam questões sobre análise e conhecimento literal da legislação. Ou seja, o nível de dificuldade está centrado nos tipos de pergunta.
3) Fundação Getúlio Vargas
Conhecida pela organização e aplicação dos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) costuma trabalhar com os exames do Judiciário. Portanto, tem em seu porfólio os concursos relacionados com os tribunais no país e os cargos relacionados com a área de Direito.
Apesar disso, a fama está concentrada nas questões complexas, que exigem interpretação de texto e gramática através de textos longos. Ademais, tendem a ser multidisciplinares com os textos relacionados com a lei e nos casos mais práticos.
4) Cesgranrio
A Cesgranrio pode ser mais fácil para adaptação, porque existem diversos modelos de questões disponíveis nos sites. Acima de tudo, a principal característica está relacionada com a distribuição equilibrada do conteúdo previsto no edital, mantendo-se fiel ao programa de cada concurso.
Mais ainda, é comum que a Cesgranrio apresente questões com gráficos e imagens, cobrando diferentes habilidades interpretativas dos candidatos. Por fim, as provas trabalham com raciocínio lógico, em questões mais complexas que demandam concentração dos concurseiros.