O que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse?

A dúvida do que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse é comum, mas os impactos desta possibilidade são catastróficos.

Você já parou para se perguntar o que aconteceria se a Lua simplesmente desaparecesse? Apesar de parecer improvável, esta é uma dúvida que assola muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal, a existência deste corpo celeste é incontestável, e não poder mais encontrá-lo no céu seria um choque mundial. Mas o que será que seu desaparecimento implicaria?

continua depois da publicidade

A Lua é o corpo celeste mais fácil de se avistar no céu noturno. Com magnitude aparente de -13 em sua fase cheia, ela está a 384.400 km da Terra, e perto do segundo objeto mais brilhante do céu, Vênus, ela certamente o supera com folga, visto que ele possui apenas -5 de magnitude.

Apesar de ser bela até mesmo em dias em que enxergá-la pode ser mais difícil, caso a Lua desaparecesse, os efeitos não seriam apenas estéticos. Este corpo exerce uma influência crucial em diversos aspectos do planeta, incluindo até mesmo a vida no globo.

Leia também

O que aconteceria se a Lua desaparecesse?

1. O mundo animal

Uma das primeiras consequências mais óbvias do fim da Lua seriam as noites mais escuras. Mesmo que a ausência para os humanos fosse ruim, para os animais, a falta da luz do luar seria preocupante.

continua depois da publicidade

Assim como o Sol, a Lua possui um papel importante no ritmo acadiano, ou relógio biológico. Determinados organismos como crustáceos e zooplâncton utilizam o luar como guia de comportamento, e o satélite impacta em questões como reprodução dos peixes e outras questões mais específicas.

Da mesma forma, a iluminação noturna também afeta a vida dos animais com hábitos noturnos, influenciando grandemente na relação entre presas e predadores.

Em relação à humanidade, certas atividades como a agricultura seriam afetadas de forma indireta, visto que a luz da Lua influencia populações e atividades de insetos. Este é o caso dos voos noturnos e da polinização de algumas plantas.

2. Fim das marés

No geral, a principal influência que a Lua exerce na Terra é gravitacional. Uma forma simples de entender isso é observando o mar, visto que a maior parte da variação das marés é gerada pela Lua.

continua depois da publicidade

Sem este satélite, a variação só ocorreria por meio do Sol, algo muito menos perceptível do que é atualmente. A consequência mais direta seria o enfraquecimento das correntes oceânicas, bem como a redistribuição da água do mar.

Com a mudança, ela passaria a se acumular nas regiões polares, e o nível do mar se elevaria nas costas. Assim, o clima da Terra também sofreria mudanças drásticas.

A maré é crucial no processo natural da drenagem e limpeza das costas. Sem esta função, ecossistemas como mangues sofreriam impactos brutais.

3. Eixo de rotação instável

Como muitos outros detalhes da perfeição do universo, o movimento da Lua ao redor do planeta está sincronizado. Isso significa que o satélite leva o mesmo tempo para girar em si mesmo do que leva para girar ao redor da Terra. Este é o motivo da Lua sempre possuir a mesma imagem, visto que o outro lado dela permanece oculto para o globo.

continua depois da publicidade

Já o eixo de rotação da Terra realiza um movimento circular estável, ou “precessão”, responsável por manter a inclinação fixa. Este processo demora 26.000 anos para completar o movimento circular. Sem a Lua, a precessão se tornaria mais lenta, e o eixo de rotação terrestre perderia sua estabilidade, com variações caóticas.

As consequências disso seriam mudanças climáticas em escala global, com invernos com temperaturas abaixo de 80 °C negativos e verões acima do 100 °C.

Além disso, estudiosos estimam que, com o passar do tempo, o eixo de rotação da Terra ficaria alinhado ao plano de órbita feito ao redor do Sol. Isso seria catastrófico, já que dias e noites teriam seis meses de duração, e a diferença térmica entre estes longos períodos resultaria em fenômenos climáticos muito piores que os atuais.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade