O futuro chegou: confira 5 tendências de tecnologia para 2023

Cada vez mais novas tecnologias vêm sendo criadas para auxiliar na vida das pessoas. Leia e descubra os lançamentos do próximo ano.

Desde a antiguidade podemos perceber que frequentemente novas tecnologias são criadas e trazem grandes transformações tanto na vida das pessoas, quanto em inúmeros setores da economia. Além disso, a aceleração da transformação digital vem sendo cada dia mais impulsionada e acompanhada de muitos investimentos.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA, que ouviu 316 executivos do Chile, Argentina, Brasil, Peru, Colômbia e México, apontou que 90% deles tem a intenção de aumentar seus investimentos em tecnologia nos próximos anos. Diante disso, listamos abaixo 5 novas tecnologias que serão tendências em 2023, confira.

5 tendências tecnológicas para o próximo ano

1. Inteligência Artificial

No ano de 2023, a Inteligência Artificial (IA) se tornará realidade em diversos setores. Essa tendência já está presente em alguns mercados varejistas, como exemplo, existem lojas de vestuário que usam a IA para sugerir roupas para seus clientes de acordo com seus tamanhos e preferências.

Alguns benefícios dessas tecnologias que poderão ser vistos em 2023 são:

  • A realização de compras e entregas autônomas, através de novas facilidades para os consumidores comprarem e receberem bens ou serviços;
  • A IA será capaz de aumentar diversos trabalhos em inúmeros setores;
  • O comércio irá passar a implementar a inteligência artificial (IA) para gerenciar e automatizar os processos relativos à organização do estoque de produtos e assim será mais fácil comprar online e retirar na loja.

2. Os robôs se tornarão mais avançados

Já é comum vermos a utilização de robôs por algumas empresas, sendo usados como recepcionistas, bartenders, entre outras. No entanto, em 2023, os robôs passarão a se tornar ainda mais semelhantes com os humanos, tanto na aparência quanto na capacidade de desempenharem diversas atividades.

No próximo ano, acredita-se que eles poderão realizar trabalhos mais complexos em armazéns e fábricas, e até mesmo dentro de casa. Além disso, neste ano, o megaempresário Elon Musk, informou que estão sendo desenvolvidos dois protótipos de Robôs Humanoides Optimus e que entre 3 a 5 anos já será possível receber pedidos para que eles sejam vendidos.

3. Metaverso

Ultimamente ouvimos falar muito acerca do Metaverso. Essa também é uma das principais tendências para o próximo ano. Isso porque, a sua inserção terá um papel fundamental na integração das pessoas no desenvolvimento tecnológico.

Ainda, de acordo com um estudo da Gartner, mais de 40% das grandes empresas mundiais irão começar a utilizar uma combinação de Web3, realidade aumentada, nuvem entre outros processos digitais em programas que tem como base o metaverso, para gerar uma elevação de rendimentos.

4. Web 3.0

A Web3 também será uma tendência em 2023. Ela é tida como um novo avanço da internet, pois possibilita que os usuários controlem de forma total as suas atividades on-line. Diante disso, as pessoas poderão ter mais privacidade e autonomia quanto ao armazenamento de seus dados.

Nos processos anteriores da internet, isto é, na Web1 e a Web2, o armazenamento de dados estava centrado, por exemplo, no Google e em grandes empresas. Já nos próximos anos, haverá uma descentralização que permite que as pessoas utilizem outras plataformas para realizar suas tarefas online.

5. Rede 5G

Por fim, a tecnologia 5G já é uma realidade que vem sendo implementada em diversas cidades do Brasil. O uso do 5G que oferece uma maior velocidade na transmissão de dados vai crescer ainda mais em 2023.

Alguns dos benefícios do uso dessa tecnologia no próximo ano são:

  • A rede de internet 5G auxiliará em boas transformações digitais e aumento de renda nas indústrias e negócios no Brasil;
  • Através do 5G o compartilhamento de dados das máquinas para a nuvem será otimizado;
  • A produção de informações dos processos gerados pelo 5G e organizados por plataformas em nuvem permite maior eficiência na gestão de empresas e aumenta os ganhos de competitividade global.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.