Novo RG: saiba quando e como obter a carteira de identidade

Segundo o decreto publicado pelo Governo Federal, as instituições responsáveis têm até março de 2023 para se adaptar às mudanças no documento.

Em fevereiro, o Governo Federal publicou o decreto que oficializa o novo modelo de carteira de identidade no Brasil. Conhecido como novo RG, o documento unifica as informações dos brasileiros a partir do CPF e traz uma série de novidades, como QR Code para digitalização e versão digital.

Segundo o documento, vinculado ao Diário Oficial da União, as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal serão responsáveis pela emissão e distribuição do novo RG. Desse modo, os institutos terão até 3 de março de 2023 para se adaptar às mudanças.

Sobretudo, esse é o prazo limite para que os institutos responsáveis estabeleçam um sistema para fornecimento do documento. Apesar das mudanças, a previsão é que a emissão seja gratuita para os brasileiros, com disponibilidade de também acessar a versão digital pela internet ou através do aplicativo.

Apesar das alterações, a previsão é que o documento atual permaneça sendo válido por até 10 anos à população de até 60 anos de idade. Para os brasileiros com mais de 60 anos, o documento permanece sendo válido por prazo indeterminado.

O que muda no novo RG?

No que diz respeito à unificação das informações através do CPF, a mudança surge para modificar o sistema atual. No geral, cada brasileiro pode ter até 27 números de RG, pois cada vez que se muda de estado é necessário emitir um novo código de identificação.

Desse modo, além de um grande volume de dados gerados, há maior risco de fraude e crimes envolvendo identidade e informações pessoais. Portanto, a proposta do Governo Federal pretende gerar praticidade e segurança no processo de identificação, sem necessidade de emitir um novo código.

Com presença do QR Code, como acontece atualmente com as carteiras de habilitação, a proposta é que o documento seja escaneável digitalmente e conte com uma versão digital vinculada a um aplicativo. Ainda em desenvolvimento, o aplicativo promete ser uma espécie de carteira digital, unificando documentos como carteira de vacinação, certidão de nascimento, carteira de trabalho e outros.

Apesar disso, o aplicativo não representa uma substituição dos documentos físicos e individuais, apenas maior portabilidade. Além do QR Code, o projeto prevê que o novo RG apresente o código Machine Readable Zone (MRZ) presente em passaportes.

Sendo assim, o novo RG constará como documento de viagem, podendo ser utilizado internacionalmente em viagens aos países do Mercosul. Com o código MRZ, é possível apresentar o documento para leitura nos aeroportos.

Entretanto, essa novidade não significa que o novo RG pode substituir o passaporte, tendo em vista que existem informações importantes no documento para o viajante.

Leia também

você pode gostar também

Por que as novas gerações mudam muito de emprego? Veja 5 razões

Se você sempre teve afinidade com a área de Recursos Humanos, conheça as cinco razões pelas quais as novas gerações mudam muito de emprego.

11 coisas que você PRECISA aprender antes de fazer 30 anos

Sempre sonhou com uma carreira de sucesso e quer ter mais felicidade em sua vida pessoal, concurseiro? Então, conheça 11 coisas que você precisa aprender antes de fazer 30 anos.

7 profissões que não são concorridas e pagam muito bem

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, mas não quer enfrentar muita concorrência? Conheça sete profissões que não são concorridas e pagam muito bem.

Acabe com os ratos: conheça os 5 ingredientes que espantam esses animais

Veja algumas alternativas ideais para espantar ratos de sua casa ou jardim, sem precisar usar produtos químicos.

Mitos e verdades: 10 curiosidades sobre o peixe betta

O peixe betta é uma escolha popular de quem tem animais de estimação devido às suas cores marcantes e fácil manutenção. Veja as principais curiosidades sobre ele.

Horóscopo: 3 signos que vão ter muita sorte no próximo mês

Abril está chegando e, para muitas pessoas, é um mês que traz uma sensação de renovação e esperança. Além disso, os astros revelam que três signos terão muita sorte neste mês.