Novas categorias da CNH: confira o que elas, de fato, significam

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) traz diferentes categorias do documento, que chegam a 13 modalidades.

Desde junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo emitida por vários Detrans espalhados pelo país inteiro. O modelo disponível vem com algumas inovações, como elementos gráficos que dificultam fraudes e falsificações, por exemplo. Além disso, apresentam novas categorias da CNH, totalizando 13 modalidades.

A nova CNH é traduzida para três idiomas e pode ser substituída à medida em que os motoristas renovam, adicionam uma categoria ou solicitam a segunda via. Nesse sentido, há casos previstos em lei que determinam necessidade de emitir a nova CNH.

Novas categorias da CNH

Nova CNH, categorias CNH.
Nova CNH, categorias CNH. Foto: Concursos no Brasil

Com o novo formato da Carteira Nacional de Motorista, há 13 modalidades que podem ser marcadas no documento. O Conselho Nacional de Trânsito criou essas subcategorias de condutores, que considera se o câmbio é manual ou automático no caso dos automóveis e a quantidade de cilindradas no caso das motos.

É importante salientar que, em linhas gerais, essa tabela com novos códigos segue um padrão internacional, que serve exclusivamente para facilitar a fiscalização da CNH por agentes de trânsito de outros países.

Portanto, não é preciso fazer provas adicionais nem alterar o tipo de categoria para dirigir veículo para o qual você foi aprovado ao tirar a CNH. As categorias de condutores no Brasil continuam sendo cinco, confira a seguir:

  • Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria B: corresponde aos carros, onde haja condução de veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, sem contar o motorista;
  • Categoria C: condutor da categoria B e também de veículo motorizado utilizado em transporte de carga onde o peso bruto total exceda a 3,5 mil quilos;
  • Categoria D: condutor que abrange as categorias B e C, além de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, onde a lotação seja superior a oito lugares, excluído o do motorista;
  • Categoria E: condutor que abrange as categorias B e C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6 mil quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda oito lugares.

Nova CNH

Conforme o Contran, a nova CNH deve ser substituída à medida que os condutores habilitados forem renovando ou solicitando a segunda via do documento. Por isso, não é preciso fazer a troca imediata.

A segurança do novo documento conta com elementos gráficos que visam evitar e até mesmo dificultar a falsificação e fraudes. Dessa maneira, a coluna principal traz a categoria da habilitação, acompanhada por uma figura do veículo e a indicação se o dono está habilitado para dirigir o automóvel.

No documento estará sinalizado se o condutor possui apenas a permissão para dirigir (representado pela letra “P”) ou se a CNH é definitiva, indicada pela presença da letra “D” no documento.

O novo modelo da CNH possui QR Code. Nele estão armazenadas as informações do documento, como a fotografia do condutor.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a nova CNH tem mais dispositivos de segurança se comparado aos modelos anteriores. Destaca-se a presença de uma tinta especial fluorescente e outros itens que podem ser avistados apenas na presença de luz ultravioleta.

Quando será preciso emitir a nova CNH?

De acordo com uma resolução do Contran, de dezembro de 2021, há alguns motivos para mudar o documento. Dentre estes pontos, há cinco casos previstos em lei onde é necessário emitir a nova CNH. Confira:

  1. Para obter a permissão para dirigir, com validade de um ano;
  2. Substituição da PPD pela CNH definitiva (ao término do prazo de um ano);
  3. Para adicionar uma nova categoria;
  4. Para alterar dados na CNH;
  5. Reabilitação do condutor.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.